São Paulo confirmou na noite de terça-feira (14) o terceiro caso de varíola dos macacos no estado, conforme relatou o G1. O paciente, um homem de 31 anos, tem a contaminação considerada importada, já que esteve em viagem recente pela Europa – assim como nos outros dois casos.

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) também confirmou seu primeiro caso da doença. Com a adição, o Brasil possui o total de cinco casos confirmados no país; três em SP, um no Rio Grande do Sul e agora no RJ. 

São Paulo registra 3° caso de varíola dos macacos no estado. Imagem: Irina Starikova3432 – Shutterstock

O terceiro paciente confirmado em São Paulo está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista. Seu estado clínico é considerado bom e estável. 

De acordo com balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado pelo Globo, já foram registrados mais de 1.500 casos da doença em todo o mundo. O órgão também disse em uma coletiva de imprensa que convocará no próximo dia 23 uma reunião para avaliar se o vírus representa uma emergência internacional de saúde pública. 

publicidade

Leia mais!

Ministério da Saúde negocia vacinas contra varíola dos macacos 

Em recente entrevista ao Metrópoles, o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o Ministério da Saúde já está negociando a compra de vacinas contra a varíola dos macacos. De acordo com o gestor, uma reunião com o fabricante já aconteceu e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) irá intermediar a aquisição. 

Vale lembrar que, atualmente, não existem tratamentos ou vacinas específicas para a varíola dos macacos, mas os surtos serão controlados com a vacinação contra a varíola comum, de acordo com a OMS.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!