Intel começa a vender placa de vídeo Arc Desktop GPU, mas apenas na China

Modelo Arc A380 será a porta de entrada no mercado chinês, embarcada em máquinas pré-montadas da Asus, Acer e outras empresas
Rafael Arbulu15/06/2022 13h20
Arc-Desktop-GPU-capa
Imagem: Intel/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel confirmou a disponibilidade da Arc Desktop GPU, sua placa de vídeo de preço reduzido, mas aqui vai a pegadinha: ela será vendida exclusivamente na China, em máquinas pré-montadas de diversas fabricantes do setor asiático.

De acordo com as informações divulgadas, a Intel deve inaugurar no setor com a Arc A380, um modelo de entrada equipado com oito núcleos Xe, clock de 2 GHz, 6 GB de memória VRAM (GDDR6) e 75W de TDP (Thermal Design Power).

Leia também

A linha Arc Desktop GPU, da Intel, corresponde a uma série de placas de vídeo de preço reduzido, mas a empresa pretende vendê-las apenas na China
A linha Arc Desktop GPU, da Intel, corresponde a uma série de placas de vídeo de preço reduzido, mas a empresa pretende vendê-las apenas na China (Imagem: Intel/Divulgação)

Na prática, a Arc Desktop GPU, em sua versão A380, “é comparável à placa de vídeo RX 6400 da AMD, com a Intel prometendo “um acréscimo de 25%” de desempenho sobre valor monetário. Em outras palavras: a performance que você tira do produto em virtude do que você gastou para comprá-lo.

Vale lembrar que todos esses números são de divulgação da própria Intel, então vamos encará-los com ressalvas: fabricantes comumente ressaltam os melhores detalhes de seus produtos para apresentá-los sob uma ótica mais favorável – e benchmarks independentes ainda não apareceram para o novo modelo.

A Intel começará a vender a Arc Desktop GPU ainda neste mês de junho na China, pré-adquirida em conjunto com máquinas de empresas como Acer, Asus, Gigabyte, Gunnir, HP e MSI. Posteriormente, será possível adquirir a placa separadamente. De acordo com a empresa norte-americana, o valor sugerido do componente é de 1030 yuan, o que se converte para pouco mais de US$ 150 ou R$ 767,26 (sem considerar impostos e tarifas de importação).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.