Gripe: São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadas

Tamires Ferreira16/06/2022 10h42
Gripes. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O estado de São Paulo está com menos de 40% das crianças vacinadas contra a gripe, conforme divulgou a Agência Brasil. Além delas, a cobertura vacinal para o grupo de gestantes e puérperas aponta uma imunização ainda menor; menos de 30%.

A campanha de vacinação para ambos os grupos começou em maio e se encerra no dia 24 deste mês (junho). De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, os números preocupam, principalmente por estarmos vivendo uma tendência e clima favorável para doenças respiratórias. 

Campanha de vacinação inclui dia D para estimular imunização contra gripe e sarampo
Gripe: São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadas. Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil

“É fundamental que os pais e responsáveis levem os filhos para vacinar, evitando casos graves e até óbitos pela doença. Estamos em um período de baixas temperaturas, quando vemos um aumento nos hospitais dos pacientes com doenças respiratórias. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis levem os filhos para vacinar”, disse o gestor. 

A vacina contra a influenza está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Apenas 1 milhão das mais de 2,6 milhões no estado buscaram os postos para se imunizar, ou seja, 39,6%. Já as gestantes e puérperas somam 140 mil pessoas, com 29% deste público vacinado. 

Leia mais! 

Em São Paulo, o total de vacinados contra a gripe é de 7,5 milhões. Os idosos foram os que mais aderiram à campanha: 60% deles foram vacinados. Os trabalhadores da saúde formam o segundo grupo mais imunizado (50,7%), seguido dos professores (36%). 

Por que tomar a vacina da gripe? 

Segundo a médica infectologista Ana Helena Gremoglio, a realização de campanhas anuais contra a gripe tem basicamente dois motivos. Um deles é o fato de o vírus Influenza ter muitas cepas diferentes, assim como ocorre com o novo coronavírus. 

Outro motivo é o fato de as vacinas contra a gripe não manterem sua eficácia por mais de seis meses. Como o momento de maior circulação do vírus é durante o inverno, em geral as campanhas são lançadas no início do segundo trimestre do ano, em abril ou maio. 

Entenda aqui por que devemos tomar a vacina da gripe todos os anos! 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.