Usuários do iOS 16 poderão acessar algumas páginas protegidas da internet mais rapidamente que outras plataformas móveis: de acordo com um vídeo compartilhado pela Apple, a próxima versão do sistema operacional do iPhone deverá manter uma lista de sites confiáveis e, dentro deles, você não precisará mais comprovar seu acesso por meio da ferramenta CAPTCHA.

Um CAPTCHA (ou “Teste Público Completamente Automatizado de Turing para separar Humanos de Computadores” e sim, é sério) é um sistema de comprovação de identidade comumente aplicado em plataformas que exijam entrada por nome de usuário e senha. Você pode até não reconhecer o nome, mas com certeza já o viu em ação: se lembra da última vez em que clicou em árvores/pontes/semáforos/bicicletas em uma série de imagens? É ele.

publicidade

Leia também

No iOS 16, a Apple deve conseguir contornar sistemas CAPTCHA de verificação de identidade, dando mais fluidez à navegação do usuário
No iOS 16, a Apple deve conseguir contornar sistemas CAPTCHA de verificação de identidade, dando mais fluidez à navegação do usuário (Imagem: Apple/Reprodução)

Segundo a fabricante de Cupertino, a novidade será disponibilizada por meio de uma opção acionada pelo usuário no menu de Ajustes, dentro da guia referente à Apple ID. Uma vez acionada, essa opção fará com que o iCloud cuide da verificação do seu dispositivo em segundo plano, impedindo que as páginas lhe peçam para executar o teste sempre que acessá-las.

publicidade

O sistema todo funciona com base em uma tecnologia conhecida como “Private Access Token” (“Chave de Acesso Privado”, na tradução livre). O iCloud vai reconhecer determinada página como uma na qual você já fez um teste anteriormente, e oferecer a ela uma dessas chaves. O CAPTCHA, por sua vez, reconhecerá a chave como sendo sua e deixará de ser exibido.

Em termos práticos: imagine que o CAPTCHA é o segurança do bar e o iCloud é aquele amigo que diz “você já conhece ele: pode deixar passar”.

publicidade

Sistemas como o Private Access Token não são exatamente uma novidade, considerando que empresas como Fastly e Cloudflare já adotaram medidas similares. Segundo especialistas, essa tecnologia oferece maior assertividade e confiabilidade que o CAPTCHA – sem falar que o método normal pode ser automatizado por bots, enganando a segurança da página.

A Apple informa que, nas versões beta do iOS 16 e do iPadOS 16, a opção que contorna o CAPTCHA virá acionada por padrão, além de confirmar que ela também estará presente no macOs Ventura, a próxima versão do sistema operacional para os computadores da empresa.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!