Facebook testa nova política para conter feedbacks falsos

Por Matheus Barros, editado por Acsa Gomes 21/06/2022 18h27, atualizada em 23/06/2022 15h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em março deste ano, a Meta, empresa dona do Facebook, entrou com um processo contra Chad Taylor Cowan, suspeito de criar uma rede de contas falsas que forneciam feedbacks positivos a empresas com o intuito de aumentar a pontuação e visibilidade dos negócios.   

Na denúncia feita no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia, a Meta afirma que Cowan violou termos da plataforma e fornecia um serviço de engajamento completamente falso direcionado ao Facebook.  

Leia também!

Os feedbacks a empresas são analisados pelo Facebook para compreender a experiência de um usuário com a companhia em questão. Por exemplo, quando há diversos comentários positivos, uma empresa é beneficiada.   

No entanto, quando uma empresa recebe uma série de feedbacks negativos, o Facebook pode agir restringindo anúncios, reduzindo monetização e, em alguns casos, até bloqueando as contas.   

O serviço fornecido por Cowan visava disparar diversos apontamentos positivos para as empresas, fazendo com que qualquer comentário negativo se tornasse exceção. Desta maneira, a experiência descrita era completamente falsa, enganando outros usuários.   

meta facebook
Imagem: Gil C – shutterstock

Agora, o Facebook está testando uma nova política para evitar esses tipos de feedbacks falsos. As avaliações serão monitoradas pela tecnologia automatizada da Meta e por revisores humanos.  

Caso a empresa retire algum feedback verdadeiro, o autor da avaliação poderá recorrer e solicitar a revisão. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.