Pesquisadores do Instituto de Bioenergia e Tecnologia de Bioprocessos de Qingdao (QIBEBT) e colaboradores do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (ICDC), ambos da China, desenvolveram uma inovadora ferramenta capaz de encontrar a bactéria Helicobacter pylori, responsável pelo desenvolvimento de gastrite, úlcera e câncer de estômago. 

De acordo com informações do Phys.org, que divulgou a descoberta, a bactéria afeta metade da população mundial, e devido algumas limitações dos métodos de diagnósticos atuais, é difícil identificar o microrganismo. Levando em consideração que a indicação da H. pylori é essencial para o tratamento precoce das doenças, o novo dispositivo pode significar um importante avanço na intervenção de infecções estomacais

Pesquisadores criam ferramenta capaz de identificar bactéria que causa câncer no estômago. Imagem: shutterstock/crystal light
Pesquisadores criam ferramenta capaz de identificar bactéria que causa câncer no estômago. Imagem: shutterstock/crystal light

Atualmente, os métodos para detectar a bactéria e antibióticos sensíveis a ela se baseiam em amostras endoscópicas usadas em cultura bacteriana e teste de sensibilidade. No entanto, de acordo com o professor e autor do estudo, Zhang Jianzhong, do ICDC, os testes atuais são muito lentos “e requerem pelo menos uma semana de tempo de resposta”. 

Por outro lado, chamada de Ramanometria de Teste de Susceptibilidade Antimicrobiana Clínica para Helicobacter pylori (CAST-R-HP), a nova ferramenta é basicamente um combo de tudo o que a área precisa, já que oferece rápida identificação dos patógenos e um sequenciamento de genoma inteiro de célula única de alta qualidade para desvendar mecanismos de resistência antimicrobiana. 

publicidade

Leia mais! 

“A independência de cultura, velocidade, alta resolução e saída de informações abrangentes sugerem o CAST-R-HP como uma ferramenta poderosa para diagnóstico e tratamento de infecções por H. pylori, agora com precisão de célula única”, disse Xu Jian, coautor do estudo e Diretor do Single-Cell Center, no QIBEBT. 

“Ela não deve apenas facilitar a administração precisa de antibióticos para infecção por H. pylori, mas reduzir o risco de resistência a medicamentos nas populações humanas em geral”, acrescentou. 

Publicado na revista Clinical Chemistry, o levantamento apontou que o novo método possui mais de 98% de precisão e é bem-sucedida na resolução dos casos, trabalhando diretamente a partir de amostras de biópsia. De acordo com os pesquisadores, mais estudos serão realizados para melhorar ainda mais a ferramenta e diminuir seu tempo de devolutiva de três dias para 24 horas. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!