Apple quer que o MacBook recarregue um iPhone sem usar qualquer fio

A patente da Apple descreve um MacBook com carregador wireless para iPhone e teclado sensível ao toque, como um touchpad
André Fogaça21/06/2022 16h39
MacBook Pro com chip M1 (Imagem: divulgação/Apple)
MacBook Pro com chip M1 (Imagem: divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple deve aproveitar parte da carcaça de seus MacBooks para servir de área de recarga para a bateria de outros dispositivos. A novidade apareceu em uma patente e ela não está sozinha, pois o documento também indica a presença de algum tipo de sensor no teclado para detectar a presença dos dedos do usuário.

Começando pelo segundo recurso, a patente descreve a utilização do teclado como área sensível ao toque do usuário. Com isso a Apple pode transformar praticamente toda a base do MacBook em uma superfície para interagir com itens exibidos na tela.

Leia também

Este recurso já foi explorado em outros dispositivos, especialmente nos últimos smartphones criados pela BlackBerry. Nestes celulares, o teclado físico logo abaixo da tela também é utilizado como um touchpad, permitindo assim um controle do cursor em um editor de textos, por exemplo.

Patente da Apple com carregador wireless em um MacBook (Imagem: reprodução/Patently Apple)
Patente da Apple com carregador wireless em um MacBook (Imagem: reprodução/Patently Apple)

Teclado do MacBook pode ser um grande touchpad

No caso da Apple a área para descanso do pulso do usuário também pode ser ativada como local de entrada de toque. Pensando apenas neste ponto e não em todo o teclado, seria como ter um touchpad do tamanho de toda área inferior do notebook.

Já o local para recarga do iPhone, segundo a patente, fica em uma das extremidades da mesma área de descanso para o pulso. O documento indica outros muito parecidos e que reforçam essa ideia, mas não descreve com qual tecnologia a energia será transferida por indução – ela pode envolver o padrão QI, ou então algum recurso extra e exclusivo, como o recente MagSafe da própria Apple.

Patente da Apple teclado como touchpad em um MacBook (Imagem: reprodução/Patently Apple)
Patente da Apple teclado como touchpad em um MacBook (Imagem: reprodução/Patently Apple)

A patente indica outros usos para o local nos MacBooks. A lista de propostas extras envolve a inserção de sensores capazes de ler os batimentos cardíacos, nível de oxigenação do sangue e até mesmo a temperatura corporal do usuário.

Mesmo com tantas ideias, uma patente não significa o lançamento iminente de um produto ou tecnologia. Empresas costumam registrar suas ideias também para que a concorrência não crie algo muito parecido, protegendo assim a propriedade intelectual.

Via: Patently Apple.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.