“A NASA revisou os dados do ensaio e determinou que a campanha de testes está completa”. Foi com este comunicado que a agência espacial americana declarou o último “teste molhado” da missão Artemis 1 um sucesso.

Apesar de não ter sido sem as suas dificuldades, o teste mais recente viu a NASA conduzir o abastecimento do foguete SLS (Space Launch System) e da cápsula Orion, bem como várias simulações de contagem regressiva, em uma avaliação que durou cerca de 50 horas, na última segunda-feira (20).

publicidade

Leia também

O foguete SLS é o veículo de destaque do Projeto Artemis, que a NASA vem testando há dois meses a fim de assegurar o retorno do homem à Lua
O foguete SLS é o veículo de destaque do Projeto Artemis, que a NASA vem testando há dois meses a fim de assegurar o retorno do homem à Lua (Imagem: NASA/MSFC/Divulgação)

De acordo com a agência, embora apresentando alguns imprevistos, o teste da missão Artemis 1 foi considerado suficiente para convencer os oficiais da NASA que tudo agora deve caminhar para o lançamento oficial. Em outras palavras: nenhum outro teste majoritário será conduzido até o lançamento.

publicidade

“A agência vai devolver o SLS e a Orion para o VAB em Kennedy na próxima semana, a fim de preparar o foguete e a nave para lançamento, além de consertar um vazamento detectado durante o ensaio mais recente”, diz o comunicado, referindo-se ao “Edifício de Montagem de Veículos” e ao Centro Espacial Kennedy.

A missão Artemis 1 é a primeira do Programa Artemis, que ambiciona levar o homem de volta à Lua dentro desta década, a fim de estabelecer uma presença humana no satélite natural da Terra. A primeira missão, no entanto, não será tripulada, e servirá apenas para testar a viabilidade do trajeto do programa em um cenário real.

publicidade

Ver um teste da Artemis 1 declarado como bem-sucedido deve ser um alívio para a NASA: o conjunto com o foguete e a cápsula saíram do VAB em abril, e após serem verticalizados na plataforma de lançamento, pelo menos três tentativas de teste resultaram em problemas e cancelamentos – incluindo o primeiro, um vazamento crítico de hidrogênio.

A agência deve detalhar mais a devolução do conjunto, os reparos e planos de lançamento durante uma coletiva de imprensa marcada para a próxima sexta-feira (24), ao meio dia (horário de Brasília). A NASA crê que o SLS e a Orion devem deixar o VAB e voltar para a plataforma de lançamento ao final de agosto.

publicidade

Finalmente, o lançamento oficial da Artemis 1 está previsto para o final de 2022, ainda sem uma data exata.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!