Uma opção para aprimorar a sua internet sem gastar nada é usar o DNS público do Google. Basicamente, um DNS (Domain Name System, ou Sistema de nome de domínio em português), é quem traduz o nome de um domínio — como https://olhardigital.com.br/ —, em endereço de IP.

Todos os dispositivos conectados, ou seja, o seu celular, computador e servidores, se comunicam por endereços IP. Ao abrir um navegador para acessar um site, em vez de ter que digitar uma certa combinação de números (como 192.0.2.1, por exemplo), basta informar o nome do domínio que os servidores DNS cuidam do resto. 

publicidade

A boa notícia é que a alteração para o DNS do Google é relativamente simples. Basta seguir os passos abaixo (os testes foram realizados no Windows 10).

Veja também:

publicidade

Como usar o DNS do Google no Windows

1. No Menu Iniciar, clique em ‘Configurações’ (ícone de engrenagem).

2. Em seguida, clique em ‘Rede e internet’.

publicidade

3. Na lateral, clique em Wi-Fi se estiver utilizando uma rede sem fio ou Ethernet se estiver utilizando uma conexão cabeada.

Como usar o DNS do Google no Windows

4. Agora, clique em ‘Alterar opções de adaptador’ na lateral superior direita.

publicidade
Como usar o DNS do Google no Windows

5. Na próxima tela, clique com o botão direito no ícone do adaptador de rede que estiver em uso no momento e acesse a opção ‘Propriedades’.

Como usar o DNS do Google no Windows

6. Selecione opção ‘Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)’ com o mouse e clique novamente em ‘Propriedades’.

7. Na tela abaixo, marque a opção ‘Usar os seguintes endereços de servidor DNS’ e digite os números do DNS do Google da seguinte forma: 8.8.8.8 em ‘Servidor DNS preferencial’ e 8.8.4.4 como ‘Servidor DNS alternativo’. Clique em ‘OK’ para finalizar o procedimento.

Pronto! O DNS do Google foi criado justamente para acelerar o carregamento das páginas, o que funciona redirecionado os usuários sempre para o data center mais próximo da sua localização. Experimente a dica acima e veja se nota alguma diferença.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!