Nesta segunda-feira, 27 de junho, a Virgin Orbit — a empresa de lançamentos de pequenos satélites do bilionário britânico Richard Branson —, anunciou que conseguiu um passo fundamental para atuar no Brasil: uma licença da Agência Espacial Brasileira (AEB) para operar na base de Alcântara, que fica na costa atlântica norte do país, no estado do Maranhão.

“A Virgin Orbit é um excelente provedor de transporte espacial, muito adequado para lançamentos rápidos e dedicados de pequenos satélites”, disse Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Virgin Orbit recebe licença para operar na base de Alcântara
Imagem: Virgin Orbit/Divulgação

A subsidiária ‘Virgin Orbit Brasil Ltda’ será a responsável pelas operações. “Aproveitar as instalações existentes no Centro Espacial de Alcântara é importante para nós em nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse Dan Hart, CEO da companhia.

“Estamos muito animados para trazer a capacidade de lançamento orbital para o Brasil”, acrescentou Hart. O primeiro lançamento da empresa em solo nacional pode acontecer já em 2023 após a conclusão dos procedimentos exigidos pela FAB (Força Aérea Brasileira). 

publicidade

O anúncio foi suficiente para influenciar no valor das ações da Virgin Orbit, que saltaram 12,1% no início da tarde desta terça-feira (28).

Veja também:

Local privilegiado para lançamentos

Vale destacar que a base de Alcântara, por sua localização muito próxima da linha do Equador, é uma das melhores regiões do planeta quando o assunto é o lançamento de satélites em órbita. 

“O sistema de lançamento da Virgin Orbit dará à base de Alcântara a oportunidade de se tornar um dos únicos espaçoportos continentais do mundo capazes de alcançar qualquer inclinação orbital”, diz o comunicado oficial da empresa. 

Branson também faz parte de outra empreitada, a corrida pela exploração do setor de turismo espacial com a Virgin Galactic, um nicho dominado atualmente pelas duas pessoas mais ricas do planeta: Elon Musk e Jeff Bezos, respectivamente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!