A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos. O microrganismo foi coletado de um paciente do Rio de Janeiro e serviu para identificar a linhagem que circula atualmente. 

Segundo nota à imprensa, divulgada pela Agência Brasil, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo). 

publicidade
Varíola dos macacos: Fiocruz conclui sequenciamento genético do vírus monkeypox. Imagem: Irina Starikova3432 – Shutterstock

“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”, disse no informe. 

Leia mais! 

publicidade

Varíola dos macacos no Brasil 

O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil já chegou a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A pasta confirmou, na quarta-feira (29), o sexto caso no estado. 

Minas Gerais também registrou seu primeiro caso da doença. O paciente é um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, trata-se de um caso importado. 

publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem 28 casos confirmados, que se somam aos dois registros no Rio Grande do Sul, os seis no RJ e o primeiro de Minas Gerais.

Alguns países, como os EUA, já estão em campanha de vacinação contra o vírus. No Brasil, a atualização mais recente sobre a imunização contra a varíola dos macacos sinalizou que o Ministério da Saúde já está negociando a compra das vacinas. Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, em entrevista ao Metrópoles, uma reunião com o fabricante já aconteceu e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) irá intermediar a aquisição.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!