A Amazon apresentou esta semana um novo sistema de rastreamento de dados voltado para a sua linha de supermercados físicos, aqueles sem caixa para o pagamento das compras. A ideia da empresa é extrair e analisar os dados sobre o comportamento dos compradores, diz o post oficial sobre a novidade, divulgado nesta quarta-feira (29).

O sistema vai monitorar, por exemplo, a frequência com que um certo produto é retirado das prateleiras e comprado durante a mesma visita a uma das lojas ou posteriormente pelo site da Amazon, diz a postagem.

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Trata-se do ‘Store Insights’, que será introduzido em todas as lojas das marcas Amazon Go e Amazon Fresh nos EUA. De início, o que se sabe é que o programa fornecerá dados apenas aos fabricantes de produtos vendidos nos mercados sobre os interesses dos clientes — algo similar ao que já acontece nos sites de e-commerce

A coleta e análise dos dados, segundo a Amazon, vão servir apenas para fornecer feedback às marcas. Imagem: Octus_Photography/Shutterstock

Lembrando que as próprias lojas citadas antes já operam através de um sistema de vigilância pesado dos compradores, incluindo câmeras com inteligência artificial e até sensores de peso instalados nos carrinhos.

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Dados individuais não serão compartilhados

A Amazon reforçou em seu comunicado que a coleta e análise dos dados tem como propósito apenas fornecer feedback às marcas sobre promoções e estratégias de publicidade. Dados individuais não serão compartilhados e os clientes podem optar por não participar do serviço, acrescenta a gigante do varejo

Via: Insider

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