*Por Fernando 3D

A inteligência artificial é algo tão amplo que abrange desde robôs e drones entregando comida delivery e carros elétricos totalmente autônomos, até em trazer de volta atores ou entes queridos que já tenham nos deixado em vida para gravar um vídeo para uma homenagem ou em atuar novamente em cena de filmes/novelas/séries.

Essa tecnologia está sendo substituída de “deepfake” para “mídia Sintética”, que é outro patamar mais tecnológico, que traz de volta atores/entes queridos. De ‘volta a vida’ para nos prestar homenagem tanto em vídeo quanto em cópia de áudio. Vamos conseguir além de fazê-los atuarem novamente, mas também ouvir a voz deles falando textos atuais.

Leia mais:

publicidade

Já pensaram em ouvir uma música nova do Nirvana, escrita pelo Kurt Cobain, porém nunca gravada por ele em estúdio? Ou ouvir uma letra nova do Raul Seixas, sem que ele a tenha cantado? Pois é, essa técnica com a inteligência artificial já é possível.

Ou então, vocês já imaginaram o The Rock ou Johnny Depp falando e gesticulando os lábios em português!? Como se eles fossem brasileiros. E não estou falando de dublagem. A Inteligência Artificial veio com mais esse recurso em prol dos dubladores. A I.A. não irá substituí-los, jamais, porém irá usar a voz dos dubladores como guia mestra para sincronizar (lip sync) os atores dos filmes americanos. Assim parecendo que eles estão falando e gesticulando em português.

Em futuro recente, estaremos fazendo vídeo chamadas e reuniões com um americano, por exemplo, e você falando em português, porém o americano do outro lado da vídeo chamada irá te ver e ouvir falando em inglês. Sim, isso já está bem próximo da gente, mais do que muitos poderiam imaginar.

Outra possibilidade: você já assistiu filmes ou séries onde aparecem marcas de chocolates ou cervejas só conhecidas naquele país onde está sendo a filmado aquela série/filme. Já imaginou vender um espaço publicitário lá, onde irá aparecer para milhões de pessoas a marca de uma cerveja, por exemplo, na mão do ator principal? Por exemplo do Johnny Depp ou The Rock. Sim, isso também é possível. E mais: o espaço ainda pode ser rotativo, aparecer outras marcas de bebidas naquele lugar no vídeo e por aí vai. Assim o filme/série não fica engessado em uma marca só.

Futuramente, as empresas de streaming irão procurar a nós, especialistas em IA e CGI, para fazermos uma aplicação onde os usuários poderão tirar uma foto e entrar na série, atuando como se fosse um personagem principal na sua série favorita. Por exemplo, com uma única foto eu posso ser o Jim Hopper, o famoso policial da série Stranger Things. Isso tanto em filmes como em série. Essa tecnologia se percebe muito em aplicativos de humor q já existem no mercado. O futuro está logo ali e é para lá que nós vamos.

*Fernando 3D é Bacharel em Design Digital, CMO (Chief Marketing Officer) da FaceFactory.AI e pesquisador em inteligência artificial. Atua como diretor de arte digital para CGI e efeitos Especiais (VFX)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!