A Jidu, startup de veículos elétricos inteligentes do Baidu (o Google chinês), acaba de revelar seu Robo-01 que, como o próprio nome diz, é um carro robô dotado de alta tecnologia em inteligência artificial (AI). Sua composição hatchback de aparência futurista possui competência avançada de autonomia na direção e recursos aprimorados de… fala.

Exatamente. Em uma estrutura já muito próxima do modelo de produção, o Robo-01 da Jidu oferece voz em cena completa dentro e fora do carro, resposta de voz em milissegundos e assistente de voz inteligente offline. Assim, podendo “falar e compartilhar suas emoções”.

publicidade

Respondendo ao motorista

Carro robô elétrico da Jidu carregando
Imagem: Divulgação/Jidu

Nas palavras da startup, há uma comunicação natural do veículo, com capacidade de interação humano-computador de integração multimodal. O Robo-01 reconhece com precisão as instruções das pessoas e responde às necessidades do usuário em tempo real “por meio de linguagem, visão, toque e outros métodos interativos”.

O Baidu investiu pesado em inteligência artificial na última década. Isso incluiu o uso extensivo de controle de voz, tecnologia de IA que a empresa passou anos desenvolvendo e aperfeiçoando em produtos como alto-falantes inteligentes.

publicidade

Design futurista do carro robô

Em termos de design, podem ser destacadas as portas que abrem para cima (na frente) e para trás (para os passageiros da parte traseira). A Jidu removeu as maçanetas, dando outro toque próprio para o desenho do carro robô, que conta ainda com faróis de pixel baseados em IA que permitem ao veículo se comunicar com base em sua própria percepção do ambiente.

Carro da Jidu com as portas abertas
Imagem: Divulgação/Jidu

Em seu interior, há assentos de corrida e uma grande tela que cobre todo o painel. Enquanto isso, o volante retrátil com garfo alimentado pela tecnologia Steer-by-Wire da Jidu pode dobrar durante o modo de direção autônoma.

publicidade

De acordo com a startup, essa tecnologia de autonomia na direção utiliza dois chips Nvidia Orin X, com o Robo-01 sendo equipado com trinta e um sensores externos. Isso inclui dois LiDAR capazes de mapear a estrada à frente em 3D (que saem do capô quando ativados), cinco radares de ondas milimétricas, doze radares ultrassônicos e doze câmeras.

Robo-01
Imagem: Divulgação/Jidu

A tecnologia de condução autônoma do carro robô da Jidu está sendo baseada em uma versão customizada da Apollo, uma plataforma aberta desenvolvida pelo Baidu e usada por dezenas de montadoras na China. Apesar de estar agora com 90% do que será sua verdadeira face quando começar sua produção, a Jidu (que também pertence à Geely, mãe de marcas como Volvo e Lotus) não especifica quais elementos do Robo-01 podem mudar.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!