Virgin Orbit lança satélites em primeira missão noturna de sucesso

A empresa Virgin Orbit, do bilionário Richard Branson, lançou sete satélites com sucesso em sua primeira missão à noite
Karoline Albuquerque02/07/2022 16h31
Virgin-Orbit-88-1920x1080
Imagem: Virgin Orbit/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na madrugada deste sábado (2), a Virgin Orbit obteve sucesso em sua primeira missão noturna, chamada Straingh Up. O foguete transportando os sete satélites saiu do Mojave Air and Space Port, na Califórnia. O lançamento aconteceu às 22h49, no horário local, 2h49 no horário de Brasília.

O pequeno lançador, o foguete LauncherOne, levou os equipamentos para a órbita baixa da Terra com ajuda do Boeing 747 Cosmic Girl, onde estava preso sob as asas. A aeronave carregou o foguete a 35 mil pés do solo, antes que o foguete se soltasse e lançasse a carga.

Leia mais:

https://twitter.com/VirginOrbit/status/1543143636262653954

Os sete satélites de pesquisa são parte do Programa de Testes Espaciais da Nasa. Inicialmente, a missão Straight Up aconteceria na quinta-feira (1º). A Virgin Orbit, porém, adiou a programação por causa da temperatura do propulsor do foguete. Ela estava “ligeiramente fora dos limites”.

Até agora, a empresa do bilionário britânico Richard Branson fez cinco tentativas de lançamento. Ela falhou apenas uma vez, no primeiro voo de teste em maio de 2020. A Virgin Orbit chegou à órbita terrestre pela primeira vez em janeiro de 2021 e levou uma constelação de satélites em junho do mesmo ano.

https://www.youtube.com/watch?v=O662GsLrdhc

Virgin Orbit no Brasil

Na última segunda-feira (27), a empresa de lançamentos conseguiu uma licença da Agência Espacial Brasileira (AEB) para operar na base de Alcântara, que fica na costa atlântica norte do país, no estado do Maranhão. A subsidiária ‘Virgin Orbit Brasil Ltda’ será a responsável pelas operações.

A base de Alcântara, por sua localização muito próxima da linha do Equador, é uma das melhores regiões do planeta quando o assunto é o lançamento de satélites em órbita. 

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital