Imagens vazadas mostram o Wear OS 3.5 e a One UI Watch 4.5, da Samsung

Novas versões dos sistemas operacionais estão próximas de chegar e devem servir de base para o Galaxy Watch 5, previsto para agosto
Rafael Arbulu02/07/2022 09h57
wear-os-3
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante sul-coreana Samsung deve estar próxima de liberar o Wear OS 3.5 e a One UI Watch 4.5, as duas próximas versões de firmware dos sistemas operacionais de seus relógios inteligentes (smartwatches), de acordo com imagens vazadas nas redes sociais e confirmadas pelo portal SamMobile.

Segundo o canal, é bem provável que o vazamento tenha ocorrido meros dias antes de um lançamento oficial, uma vez que a expectativa é a de que tanto o Wear OS 3.5 como a One UI Watch 4.5 sirvam como sistemas operacionais da próxima geração de smartwatches da Samsung: a sul-coreana deve, segundo especulações, revelar o Galaxy Watch 5 em agosto, mês em que deve também anunciar novos smartphones para o mercado.

Leia também

Uma das novidades das novas firmwares do Wear OS 3.5 e da One UI Watch 4.5 é a capacidade de selecionar, direto do smartwatch, qual chip fará a chamada telefônica, para quem tiver mais de um cartão SIM no celular
Uma das novidades das novas firmwares do Wear OS 3.5 e da One UI Watch 4.5 é a capacidade de selecionar, direto do smartwatch, qual chip fará a chamada telefônica, para quem tiver mais de um cartão SIM no celular (Imagem: SamMobile/Reprodução)

Pelos vazamentos, é possível notar algumas mudanças cosméticas mais evidentes: as faces dos relógios digitais agora mostram mais detalhes de informações de saúde para seus usuários, assim como ritmo cardíaco e clima. Uma delas, inclusive, tem até uma bússola.

Outra mudança interessante é a capacidade de configurar o atraso do toque do dedo na tela, tanto no toque rápido como segurar um comando. Basicamente, com isso, você poderá aprimorar sua navegação ao determinar um tempo mais confortável para ambas as funções – algo bem útil, tendo em vista que o Galaxy Watch 5 deve abandonar de vez a sua borda rotativa. O item era usado para navegar entre os menus do smartwatch, mas na próxima geração, ele deve ficar ausente.

Outros aprimoramentos incluem uma melhor exibição de cores e auxílios de audição para o modo de acessibilidade, a capacidade de selecionar o chip para origem das chamadas telefônicas (para quem tem mais de um cartão SIM no celular) diretamente do relógio e, finalmente, melhorias nas funções de digitação e escrita à mão.

Por este ser um vazamento, ainda não há uma previsão de chegada do Wear OS 3.5 nem da One UI Watch 4.5, mas é provável que a Samsung faça um anúncio formal mais próximo de agosto – ou mesmo em agosto -, durante o lançamento de seus novos dispositivos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.