A NASA estabeleceu um alvo para o lançamento da missão Artemis-1 após os testes bem sucedidos no ensaio molhado do foguete SLS, que vai conduzir o projeto ao espaço. Em uma entrevista para o Ars Technica, Jim Free, administrador associado do programa Explorations Systems Development da agência, disse que a NASA está trabalhando para uma janela de lançamento entre 23 de agosto e 6 de setembro para a Artemis-1.

“É esse o nosso alvo. Seríamos tolos em não atingir isso agora. Fizemos um progresso incrível na semana passada”, disse Free.

publicidade

Para aqueles que acompanham, a NASA havia anunciado que a missão Artemis-1 decolaria entre os dias 26 de julho e 10 de agosto, mas problemas nos testes fizeram com que a agência mudasse a data.

Leia mais:

Antes que o voo possa começar, os técnicos devem concluir os preparativos finais no foguete SLS, incluindo a substituição de um selo que levou a um vazamento de hidrogênio durante o teste do último dia 20 de junho. A NASA começou, no dia primeiro de julho, a levar o megafoguete de volta para o Edifício de Montagem de Veículos do Kennedy Space Center, onde a equipe trabalhará no veículo de lançamento.

Assim que o SLS estiver finalmente pronto, ele carregará uma nave não tripulada chamada de cápsula Orion uma viagem ao redor da Lua para estudar como o voo pode afetar o corpo humano. Já a missão Artemis-II levará quatro astronautas ao satélite antes de um pouso lunar planejado em algum momento da segunda metade da década.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!