Asteroide 2022 NF passará próximo à Terra nesta quarta-feira (6): saiba como assistir

Objeto estará a 90 mil quilômetros em seu ponto mais próximo, uma distância relativamente curta, mas ainda assim bastante segura
Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes 06/07/2022 15h54, atualizada em 07/07/2022 15h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Tem algum compromisso para a tarde de hoje (6)? Se não, podemos sugerir que você assista à passagem do asteroide 2022 NF, que será transmitida virtualmente pelo projeto Virtual Telescope (“Telescópio Virtual” na tradução literal) a partir das 17h00, no horário de Brasília?

No referido horário, o 2022 NF estará a cerca de 90 mil quilômetros (km) de distância do nosso planeta – em termos práticos, pouco mais de 20% da nossa distância para a Lua. Em termos astronômicos, isso é bem perto, mas ainda assim bastante seguro. Você pode acompanhar o evento pelo player de vídeo abaixo, ou acessar diretamente o canal do projeto no YouTube.

Leia também

Dentro de suas medidas, o asteroide não é considerado “potencialmente danoso” (PHA, na sigla métrica usada pela NASA): em sua maior longitude, ele tem algo entre 5,5 e 12,5 metros (m). Para fins de comparação, um ônibus comum da cidade de São Paulo, por exemplo, tem entre 12 e 15 m, dependendo do veículo.

A sigla “PHA” significa “Potentially Hazardous Object”, cuja tradução você viu no parágrafo acima. Basicamente, um asteroide entra nessa classificação se obedecer a dois critérios mínimos: distância mínima de 4,6 km da nossa posição; e tamanho mínimo de 140 m.

Em outras palavras: o 2022 NF está dentro da média mínima de distância, mas é bem menor em suas proporções para preocupar a agência espacial, que atualmente pesquisa várias formas de defesa planetária justamente para objetos do tipo que venham a oferecer algum risco para nós.

Se você for o feliz proprietário de um telescópio ou um binóculo, poderá avistar o asteroide sem precisar da transmissão ao vivo, embora ele provavelmente não se apresente de forma muito distinguível para você.

De qualquer forma, serve como mais um programa do calendário astronômico de julho, que está bem recheado de eventos, é bom lembrar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.