Tem algum compromisso para a tarde de hoje (6)? Se não, podemos sugerir que você assista à passagem do asteroide 2022 NF, que será transmitida virtualmente pelo projeto Virtual Telescope (“Telescópio Virtual” na tradução literal) a partir das 17h00, no horário de Brasília?

No referido horário, o 2022 NF estará a cerca de 90 mil quilômetros (km) de distância do nosso planeta – em termos práticos, pouco mais de 20% da nossa distância para a Lua. Em termos astronômicos, isso é bem perto, mas ainda assim bastante seguro. Você pode acompanhar o evento pelo player de vídeo abaixo, ou acessar diretamente o canal do projeto no YouTube.

publicidade

Leia também

Dentro de suas medidas, o asteroide não é considerado “potencialmente danoso” (PHA, na sigla métrica usada pela NASA): em sua maior longitude, ele tem algo entre 5,5 e 12,5 metros (m). Para fins de comparação, um ônibus comum da cidade de São Paulo, por exemplo, tem entre 12 e 15 m, dependendo do veículo.

A sigla “PHA” significa “Potentially Hazardous Object”, cuja tradução você viu no parágrafo acima. Basicamente, um asteroide entra nessa classificação se obedecer a dois critérios mínimos: distância mínima de 4,6 km da nossa posição; e tamanho mínimo de 140 m.

Em outras palavras: o 2022 NF está dentro da média mínima de distância, mas é bem menor em suas proporções para preocupar a agência espacial, que atualmente pesquisa várias formas de defesa planetária justamente para objetos do tipo que venham a oferecer algum risco para nós.

Se você for o feliz proprietário de um telescópio ou um binóculo, poderá avistar o asteroide sem precisar da transmissão ao vivo, embora ele provavelmente não se apresente de forma muito distinguível para você.

De qualquer forma, serve como mais um programa do calendário astronômico de julho, que está bem recheado de eventos, é bom lembrar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!