Internet via satélite da Starlink para barcos vai custar mais de R$ 25 mil por mês

Por Gabriel Sérvio, editado por André Lucena 08/07/2022 12h14, atualizada em 08/07/2022 14h55
Internet via satélite da Starlink para barcos vai custar mais de R$ 25 mil por mês
Imagem: SpaceX/Divulgação
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Com o aval da Comissão Federal de Comunicações (FCC) – concedido há alguns dias “para atender os usuários que exigem conectividade em movimento” -, a Starlink lançou o seu plano de internet via satélite para barcos, navios e iates, expandindo as possibilidades de uso do serviço.

Chamado de ‘Starlink Maritime’, o provedor promete velocidade de download de até 350 Mbps em alto mar, entretanto, o preço cobrado pelo serviço chama a atenção. O kit inicial custa US$ 10 mil, cerca de R$ 53 mil na cotação atual.

A mensalidade, por sua vez, sai por US$ 5 mil nos meses em que o cliente utilizar a conexão pelo menos uma vez (pouco mais de R$ 26 mil em conversão direta). Os valores são bem mais altos que os praticados nos planos residenciais.

Imagem: SpaceX/Divulgação

No entanto, há um motivo que explica essa diferença. Musk comentou no Twitter que a antena para barcos possui componentes “de alto desempenho”, mantendo o sinal funcionando mesmo em mares agitados. 

Os terminais também foram projetados para suportar condições adversas, como “nevoeiros, ventos extremos e tempestades”, acrescentou o CEO da SpaceX. Como comparativo, o executivo diz que paga atualmente US$ 150 mil ao mês por “uma conexão muito pior” nas suas embarcações particulares.

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Serviço vai funcionar em locais remotos

A página do Starlink Maritime menciona que o assinante poderá se conectar “das águas mais remotas do mundo”. Entretanto, atualmente a cobertura ainda é restrita à costa dos EUA (com exceção do Alasca) e Europa (exceto Noruega, Suécia e Finlândia). 

A boa notícia é que o Brasil também já está na lista, bem como o Chile, o sul da Austrália e a Nova Zelândia. A Starlink diz que ampliará a cobertura para mais locais no quarto trimestre de 2022 e no ano que vem.

Via: Engadget

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.