A Volvo já começou a traçar os planos para fabricar a sua próxima geração de carros elétricos. A montadora sueca vai investir US$ 1,25 bilhão na construção de uma nova fábrica na Eslováquia, a primeira nova instalação da marca em solo europeu desde 1965. 

Segundo o Insideevs, a fábrica será responsável pela montagem dos veículos baseados na nova plataforma para EVs da Volvo, a SP2. A novidade será utilizada pela primeira vez em um SUV que deve entrar em produção ainda em 2022. Ainda com nome desconhecido, o modelo vai substituir o XC90, atual carro-chefe da empresa no segmento.

Imagem conceitual para rede de recarga da Volvo
Volvo anuncia nova fábrica de carros elétricos na Europa. Imagem: Blue Planet Studio/Shutterstock

O chefe de fabricação global da Volvo Cars, Geert Bruyneel, declarou em entrevista ao Automotive News Europe que a arquitetura das instalações será a mais avançada adotada pela companhia até aqui. Outra novidade é o uso da tecnologia ‘mega casting’ para grandes peças de carroceria de alumínio, a mudança para a nova técnica de construção de carros – a mesma utilizada pela Tesla -, marca “a próxima geração em nossa jornada tecnológica”, ressalta a Volvo.

Questionado se planeja adicionar a produção própria de baterias ou motores elétricos, Bruyneel disse que, embora essas decisões ainda precisem ser tomadas, a Volvo tem espaço para expansão se for necessário.

publicidade

Veja também:

Vale lembrar que a empresa anunciou em fevereiro outro investimento de 960 milhões de euros em sua fábrica original, que fica na cidade de Gotemburgo, Suécia. Considerada a maior da montadora, o cheque também será voltado para produzir carros elétricos. O que envolve introduzir novas tecnologias e processos de fabricação mais sustentáveis ​​na planta. 

Com capacidade de produção anual de 300 mil carros, esta é uma das fábricas mais antigas da Volvo, inaugurada na década de 1960 pelo rei sueco Gustaf VI Adolf.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!