Esta terça-feira (12) foi um dia histórico para a astronomia mundial com a divulgação das primeiras imagens capturadas pelo telescópio James Webb. As fotos são só um aperitivo do que o telescópio vai fazer durante seus anos em operação. No entanto, foram suficientes para que o interesse entrasse em delírio. 

Confira alguns memes e reações sobre a divulgação das fotos do James Webb

Alguns brincaram com a diferença entre as fotos do Webb e do Hubble

https://twitter.com/panini_singam/status/154663306825299

5590

Teve quem fez comparações inusitadas.

publicidade

Quem ficou por fora do assunto se sentiu deslocado.

Fotos do James Webb

Conforme adiantamos na semana passada, as imagens – que você confere aqui – correspondem a nebulosas planetárias, grandes grupos de constelações, berços estelares e até mesmo uma descoberta interessante sobre um exoplaneta que já conhecíamos há alguns anos.

Leia também

“O lançamento dessas primeiras imagens marcam o início oficial das operações científicas do James Webb, as quais continuarão a explorar os temas essenciais científicos da missão. Vários times [de astrônomos] já se registraram [para usar o telescópio] por meio de um processo competitivo, no que especialistas referem-se como o seu ‘primeiro ciclo’, ou primeiro ano de observações”, diz trecho do comunicado da NASA.

O telescópio espacial James Webb é o sucessor espiritual do Hubble, o mais famoso e longevo telescópio que a humanidade levou ao espaço. Originalmente lançado em abril de 1990, o Hubble foi responsável por inúmeras descobertas que, hoje, são de conhecimento comum para qualquer entusiasta da astronomia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!