Tem espaço para a próxima madrugada na agenda? A nossa Lua passará bem à frente de Júpiter nesta terça (19), entre as primeiras horas da manhã e o nascer do Sol, brevemente visível um pouco abaixo e ao lado – três graus (3º) a sudoeste, para ser exato – do ponto brilhante e avermelhado que representa o gigante gasoso em nosso céu.

A visão a olho nu deve ser bem complicada, considerando o possível volume de nuvens, mas um par de binóculos deve resolver essa questão facilmente. A partir da segunda metade de julho, o próprio planeta Júpiter será um ponto alto de observação conforme ele começa a subir no horizonte oriental, cerca de quatro minutos antes da meia noite.

publicidade

Leia também

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter será visível para observadores que tiverem um bom telescópio, neste mês de julho
A Grande Mancha Vermelha de Júpiter será visível para observadores que tiverem um bom telescópio, neste mês de julho (Imagem: NASA/Reprodução)

Nesta ocasião, especificamente, quem tiver acesso a um telescópio poderá até mesmo ver as quatro luas galileanas de Júpiter (especificamente, Io, Europa, Ganimedes e Calisto) – as quatro maiores dos quase 80 satélites do gigante gasoso e até mesmo a Grande Mancha Vermelha, que, segundo especialistas, deve aparecer de forma bem evidente a cada duas ou três noites.

publicidade

Paralelamente, a nossa Lua dará continuidade ao seu “rolê” pelo espaço, atravessando a visão de Marte (21/7), Urano (22/7), Vênus (26/7) e, finalmente, a lua crescente passará rapidamente por Mercúrio em 29/7.

A Lua vem se mantendo bem ocupada neste mês de junho: na última quarta-feira (13), tivemos a apresentação da “Lua dos Cervos”, a maior superlua de 2022, que rendeu fotos bastante detalhadas publicadas pelo Olhar Digital.

publicidade

Agora, se você espera por uma experiência mais “terrena”, a Lua entrará na fase nova em 29 de julho, quando sua fase crescente ser finalizada em sua passagem por Mercúrio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!