Dois veículos da Tesla alcançaram pela primeira vez um dos acampamentos base instalado no Monte Everest. O feito mostra que os carros elétricos podem operar sem problemas em altitudes elevadas — no caso, acima de 5 mil metros de altitude.
Vale lembrar que os carros a combustão, em contrapartida, enfrentam problemas em grandes altitudes. Como o nível de oxigênio é mais baixo, os motores sofrem para entregar um bom desempenho.
A novidade, inclusive, foi documentada pela própria Tesla como campanha de marketing da empresa para o mercado chinês. O vídeo apresenta como foi a jornada dos proprietários do Model Y e Model X.
Os responsáveis por guiar os carros ao longo do percurso foram o designer e vlogger Trensen junto com um amigo. Ambos partiram por uma rota de 2.339 km, passando por nove carregadores ‘Supercharger’ da montadora.

Vale ressaltar que a empresa concluiu recentemente um projeto que disponibilizou novos carregadores rápidos ao longo da China National Highway 318, uma rodovia que vai de Xangai até a região de Zhangmu, cobrindo 5.476 quilômetros de estrada. A ideia também foi testar a novidade no caminho.
Além da distância percorrida, os dois carros tiveram que superar outros desafios além da elevação. O terreno acidentado, segundo os condutores, obrigou o uso de correntes nas rodas em diversas ocasiões.
Por fim, a Tesla destaca que já implantou mais de 8,7 mil carregadores rápidos na China continental, além de operar uma extensa rede de estações de carregamento em mais de 700 localidades no país.
Model Y foi o carro mais vendido da China em junho
Apesar de fechar um trimestre complicado em junho, com o número de veículos entregues em queda pela primeira vez na história da Tesla, um marco importante foi alcançado pelo Model Y.
O SUV médio superou sozinho as vendas de todos os carros de passeio na China — independente da faixa de preço, estilo de carroceria e/ou motorização. O dado foi divulgado recentemente pela Associação Chinesa de Carros de Passageiros.
Veja também:
- Elon Musk diz que carros da Tesla poderão, finalmente, ter integração com a Steam
- Líder de desenvolvimento do Autopilot anuncia saída da Tesla
- Ações da Tesla se valorizam após Elon Musk cancelar compra do Twitter
Via: Electrek
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!