O rover lunar Viper, desenvolvido com o objetivo de procurar gelo na superfície da Lua, teve seu lançamento adiado para 2024. De acordo com a NASA, o prazo é necessário para que mais testes sejam realizados no aterrador lunar comercial que ele irá transportar.

Segundo um comunicado emitido pela agência nesta segunda-feira (18), “os testes adicionais visam reduzir o risco global do lançamento do Viper à lua”. A Astrobotic, empresa responsável pela construção da estrutura, não fez menção ao caso à imprensa ou em qualquer rede social.

publicidade

Leia mais:
Nasa apresenta o Viper, novo rover que vai explorar a superfície da Lua
Projeto Artemis: Nasa escolhe local de pouso para rover lunar
Viper será o primeiro explorador da Nasa a acender os faróis na Lua

O caçador de gelo deveria aterrissar na região polar sul da Lua, em novembro de 2023, para avaliar a quantidade de água disponível para missões humanas, que a agência espera realizar a partir de 2025 com a missão Artemis, que deve ter seus primeiros lançamentos não-tripulados ainda neste ano.

publicidade

Planos para o Viper

De acordo com informações divulgadas pela própria agência espacial norte-americana, o contrato comercial fechado com a Astrobotic para o Viber, receberá um aporte de 67,8 milhões de dólares adicionais para cumprir o trabalho extra, elevando o custo total para 320,4 milhões de dólares.

A missão contratada em 2020 teve como valor máximo acordado 199,5 milhões de dólares, que se destinavam a cobrir todos os aspectos do lançamento e aterrisagem.

publicidade

A Nasa e a Astrobotic tinham como objetivo lançar o rover lunar em dezembro de 2022, mas adiaram-no para 2023 a fim de promover atualizações no dispositivo e prolongar a sua vida e suas capacidades científicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!