GeForce Experience é um programa criado pela Nvidia que permite gerenciar todos os seus jogos de PC. Ele oferece várias funcionalidades, como baixar e atualizar drivers para a placa de vídeo, capturar screenshots e gravar gameplay em alta qualidade, além de configurar as melhores opções gráficas para cada jogo. Neste artigo, explicamos o que é, pra que serve, como baixar e instalar o programa no seu computador.

O que é e para que serve o GeForce Experience?

É uma ferramenta gratuita criada pela Nvidia para ajudar os usuários de PCs com placas da marca a tirarem o melhor proveito dos seus jogos. Ele oferece várias funcionalidades úteis, como a atualização automática de drivers, a captura de screenshots e a gravação de gameplay em alta qualidade, além de permitir que você configure as melhores opções gráficas para cada jogo. Também é o lugar onde você pode baixar os últimos drivers GeForce para seu computador.

Para usufruir de todas as funcionalidades, é necessário fazer o download e a instalação do programa em seu computador. O processo é bem simples e rápido, e você pode seguir os passos descritos abaixo para fazer o download do GeForce Experience no seu PC.

Como fazer o download e a instalação

Para fazer o download do GeForce Experience, basta acessar a página oficial do programa e clicar no botão “Faça o download agora”.

publicidade

Uma vez que o download esteja concluído, basta executar o arquivo para iniciar a instalação do GeForce Experience. Siga os passos indicados pelo assistente de instalação e, quando solicitado, escolha a pasta onde o programa será instalado.

Uma vez que a instalação esteja concluída, basta iniciar o GeForce Experience e fazer login com sua conta NVIDIA. Se você não tiver uma conta, pode criar uma gratuitamente no site da Nvidia.

GeForce MX550 (Imagem: divulgação/Nvidia)
GeForce Experience é um software fundamental para quem usa GPU da Nvidia (Imagem: divulgação/Nvidia)

Como usar o GeForce Experience?

Após a instalação e o login, você terá acesso à interface do GeForce Experience. A primeira coisa que você precisa fazer é atualizar os drivers GeForce para a versão mais recente. Para isso, basta clicar no botão “Atualizar agora” na seção “Drivers”.

Na janela que aparecer, o GeForce Experience analisará o seu sistema e, em seguida, mostrará a lista de drivers GeForce disponíveis para download. Basta escolher os drivers que você deseja instalar e clicar no botão “Instalar”.

O GeForce Experience também oferece a opção de fazer um backup dos seus drivers GeForce. Para isso, basta clicar no botão “Baixar” na seção “Drivers” e, em seguida, escolher o local onde você deseja salvar o arquivo.

Além de gerenciar os seus drivers GeForce, o GeForce Experience também oferece algumas outras funcionalidades úteis. A principal delas é a “Captura de jogabilidade”, que permite que você grave seus jogos em alta qualidade e compartilhe com seus amigos.

Para usar a Captura de jogabilidade, basta clicar no botão “Iniciar gravação” na janela principal do GeForce Experience. Em seguida, basta iniciar o jogo que você deseja gravar. A Captura de jogabilidade também permite a captura de screenshots do seu jogo. Para isso, basta pressionar a tecla “PrtScn” enquanto o jogo estiver em execução.

Como fazer o software reconhecer um jogo?

Muitas vezes, o GeForce Experience não reconhece um jogo que você instalou em seu computador. Isso pode ser devido a vários fatores, como a falta de drivers GeForce atualizados ou ausência de permissões de administrador.

Para resolver esse problema, basta seguir os passos descritos abaixo:

  • Atualize os drivers GeForce para a versão mais recente;
  • Verifique se o jogo está na lista de jogos compatíveis com o GeForce Experience;
  • Verifique se o jogo está sendo executado com as permissões de administrador.

Se você ainda estiver tendo problemas para fazer o GeForce Experience reconhecer um jogo, entre em contato com a equipe de suporte da Nvidia.

GeForce Experience
GeForce Experience é um software para gerenciar sua placa de vídeo da Nvidia. Imagem: Divulgação/Nvidia

GeForce Experience: erros e soluções

Alguns usuários do GeForce Experience relatam que o programa não abre ou não funciona corretamente. Se você estiver enfrentando esse problema, basta seguir os passos descritos abaixo:

  • Verifique se o GeForce Experience está atualizado para a versão mais recente;
  • Desative o firewall e outros programas de segurança;
  • Reinicie o computador e tente abrir o GeForce Experience novamente.
  • Se você ainda estiver tendo problemas para abrir o GeForce Experience, entre em contato com a equipe de suporte da NVIDIA.

No GeForce Experience, você também pode encontrar opções para ajustar as configurações de vídeo e som do seu computador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!