Pegadas de dinossauro de 100 milhões de anos são encontradas em restaurante na China

Por Flavia Correia, editado por Acsa Gomes 20/07/2022 13h52, atualizada em 21/07/2022 20h00
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Paleontólogos confirmaram que marcas notadas por um cliente no quintal de um restaurante na província de Sichuan, no sudoeste da China, são pegadas de dinossauros que remontam ao início do período Cretáceo.

Em 10 de julho, Ou Hongtao havia acabado de jantar quando notou alguns relevos especiais no chão da área externa do estabelecimento. Como ele tem um grande interesse em paleontologia, especulou que as marcas provavelmente fossem pegadas de dinossauro. 

Pegadas de dinossauros encontradas em quintal de restaurante chinês. Imagem: Xing Lida

Assim, ele entrou em contato com Xing Lida, professor associado da Universidade de Geociências da China, que, na semana seguinte, liderou uma equipe de colegas paleontólogos e conduziu uma investigação no local.

A pesquisa resultou na identificação das trilhas de dois brontossauros saurópodes de estimados oito metros de comprimento que andavam há mais de 100 milhões de anos pela margem de um rio no ambiente árido da antiga Jiazhou, onde hoje é o município de Leshan. De acordo com Xing, é a primeira vez que pegadas de dinossauros são encontradas na cidade.

A descoberta foi feita perto do Buda Gigante leshan, uma enorme estátua esculpida em um penhasco de arenito vermelho. Segundo Xing, as pegadas foram preservadas em sedimentos semelhantes que foram usados para formar a estátua de Buda.

Leia mais:

Paleontólogos analisam marcas encontradas em quintal de restaurante chinês e confirmam ser pegadas de dinossauros. Imagem: Xing Lida

“Essa descoberta é realmente como um quebra-cabeça, adicionando uma evidência ao período Cretáceo de Sichuan e à diversidade de dinossauros”, disse o paleontólogo em entrevista à CNN. “É raro encontrar fósseis na cidade, porque todos eles estavam cobertos por edifícios”.

Por sorte, o dono do restaurante havia optado por deixar o chão na pedra natural, em vez de reformar e cobri-lo. Isso possibilitou a descoberta no local, que antes de ser um restaurante abrigava uma fazenda de criação de galinhas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.