O nPerf é um serviço online que mede a velocidade da internet. Ele é gratuito e fácil de usar. Confira no artigo abaixo como utilizá-lo para testar a qualidade da sua conexão.

O que é o teste de velocidade de internet do nPerf?

O nPerf é um teste de velocidade de internet gratuito que mede a velocidade da sua conexão. É fácil de usar e pode ser feito online ou fazendo o download de um aplicativo nas lojas oficiais do Android e iOS.

publicidade

Para começar, basta acessar o site ou abrir o app do nPerf e clicar em “Iniciar o teste”. O teste levará cerca de 30 segundos para ser concluído.Com o teste concluído, você verá um resultado com três números:

  • Velocidade de download: é a velocidade com que os dados são enviados da internet para o seu dispositivo.
  • Velocidade de upload: é a velocidade com que os dados são enviados do seu dispositivo para a internet.
  • Latência: é o tempo que leva para os dados serem enviados da internet para o seu dispositivo e vice-versa.

Estes números são medidos em megabits por segundo (Mbps). Além dos números, você também verá uma classificação geral da sua conexão, que vai de “Excelente” a “Ruim”.

publicidade

O nPerf também fornece um mapa com os resultados do teste de velocidade para todo o Brasil. Você pode usar o mapa para comparar a sua velocidade com a dos outros brasileiros e ver como a sua operadora de internet se compara.

nPerf
nPerf é um teste de velocidade de internet. Imagem: Reprodução

Para que serve o teste de velocidade?

O teste de velocidade é útil para verificar se a sua conexão está funcionando corretamente e para medir a velocidade da sua internet. Se você estiver tendo problemas com a sua conexão, o nPerf pode ajudar a identificar o problema. Além disso, você pode usar o nPerf para comparar diferentes conexões e escolher a melhor opção para suas necessidades.

publicidade

Qual é melhor: nPerf ou Speedtest?

O nPerf e o Speedtest são dois dos testes de velocidade de internet mais conhecidos. Eles medem a mesma coisa, mas usam diferentes métodos para fazer isso.

O nPerf é considerado um teste mais preciso, pois usa um protocolo de rede mais avançado. Além disso, o nPerf oferece mais opções para personalizar o teste e é gratuito para uso pessoal.

publicidade

O Speedtest, por outro lado, é mais fácil de usar e tem uma interface mais intuitiva. Ele também é gratuito, mas oferece opções pagas para obter mais informações sobre os resultados do teste.

No geral, o nPerf é a melhor escolha se você precisar de um teste de velocidade mais preciso. Se você só precisa de uma ideia geral da sua velocidade, o Speedtest é uma boa opção.

Qualquer que seja o teste de velocidade que você escolher, é importante lembrar que os números são apenas uma medida da sua conexão. A qualidade da sua conexão pode variar em diferentes momentos do dia ou da semana, dependendo do seu uso e da quantidade de pessoas que estão usando a internet na sua área. Se você estiver tendo problemas com a sua conexão, o melhor a fazer é entrar em contato com a sua operadora de internet para verificar se há algum problema.

Imagem de topo: Sashkinw/iStock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!