Ford testa carregador robótico de veículos elétricos para motoristas com limitações de movimentos

Por Gabriel Sérvio, editado por Acsa Gomes 22/07/2022 11h28, atualizada em 25/07/2022 15h10
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Ao passo em que a adoção de veículos elétricos começa a crescer, é preciso encontrar soluções que atendam a todos, o que inclui oferecer mais acessibilidade nas estações de carregamento. Em busca de promover mais inclusão, a Ford está testando um novo sistema robótico de carregamento para PCDs com limitações de movimentos. 

A estação de carregamento que abriga a tecnologia foi construída sob medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, onde foram realizados os primeiros testes práticos do sistema. 

A montadora compartilhou um vídeo que mostra o carregador em ação:

A tecnologia permite que o condutor estacione e ative a estação pelo celular. Em seguida, um braço robótico se estende até a entrada de energia do EV e se conecta usando uma pequena câmera. 

O motorista poderá acompanhar o progresso do carregamento em tempo real pelo aplicativo FordPass. Quando concluído, o braço se retrai automaticamente do veículo.

Segundo a empresa, os motoristas com deficiência que experimentaram o recurso disseram que o processo é mais fácil do que abastecer o carro em um posto de gasolina convencional. 

A Ford acrescenta que também está desenvolvendo soluções de carregamento que também funcionam sem usar as mãos. A ideia é que no futuro todo o processo seja automatizado, ou com pouco envolvimento do motorista.

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Apesar de ainda estar em testes, é uma boa notícia ver que uma montadora gigante como a Ford está disposta a resolver limitações que podem prejudicar a adoção dos veículos elétricos.

Quando as avaliações forem concluídas na Alemanha, a companhia pretende instalar suas primeiras estações robóticas em vagas de estacionamento para PCDs.

Vale lembrar que a Ford também trabalha em outras frentes relacionadas aos carros elétricos, incluindo um investimento pesado em novas tecnologias de bateria de estado sólido e fosfato de ferro de lítio. Recentemente, a empresa anunciou que garantiu 60 GWh de energia em baterias para conseguir construir mais de 600.000 EVs por ano.

Via: Electrek

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.