Mary Barra, a CEO da General Motors (GM) declarou em entrevista à Associated Press que o objetivo da montadora é desbancar a Tesla nas vendas de carros elétricos até 2025. A executiva disse que está confiante que a meta será alcançada nos EUA com a oferta de mais modelos de entrada.

O feito de vencer a concorrente na sua terra natal em apenas dois anos e meio, entretanto, é no mínimo ambicioso, destaca o Insideevs, visto que a GM vendeu somente cerca de 25 mil EVs no país em 2021 — muito menos do que as 325 mil unidades vendidas pela empresa de Elon Musk no mesmo período. 

publicidade

Veja também:

Além de bater de frente com a maior fabricante de EVs da América do Norte, a General Motors terá que lidar com outro vilão: a inflação, que está promovendo uma bola de neve na economia. Com o salto nas taxas de juros, as matérias-primas também ficaram mais caras, sem contar com a escassez de chips, que continua afetando a indústria automotiva.

publicidade

Outro obstáculo é a relutância dos americanos em migrar para veículos elétricos, que, até então, respondem por apenas 5% do mercado de carros novos nos EUA. “Para chegar a 30, 40, 50% de EVs sendo vendidos, você tem que apelar para a faixa de preço de US$ 30.000 a US$ 35.000”, afirma Barra.

Como parte da sua estratégia, a GM já cortou o preço do Chevrolet Bolt para US$ 26 mil e planeja lançar o SUV elétrico Equinox EV por US$ 30 mil em 2023 junto com a nova Blazer EV, que sairá por US$ 45 mil no versão mais básica.

publicidade

Segundo Mary Barra, a GM planeja oferecer na sua linha pelo menos 30 veículos elétricos até 2025 e espera manter os preços mais baixos apostando em avanços nas células de bateria, por exemplo, o que ajudará a reduzir ainda mais os custos de produção nos próximos anos.

Via: Insideevs

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!