O foguete Falcon Heavy, da SpaceX, empresa do bilionário norte-americano Elon Musk, foi escolhido pela NASA para transportar o telescópio Nancy Grace Roman ao espaço. A informação foi divulgada pela própria agência espacial norte-americana e pelo dono da SpaceX.
Leia mais:
- SpaceX faz lançamento recorde de um foguete Falcon 9 esta semana
- Assista à SpaceX ultrapassar o número de lançamentos de 2021
- Mattel e Elon Musk fecham parceria por brinquedos espaciais
O telescópio Nancy Grace Roman contará com o apoio de Inteligência Artificial (IA) para ajudar na análise e identificação das galáxias, além disso, o dispositivo vai estudar energia, matéria escura, e também captará imagens de planetas que estão fora do sistema solar (exoplanetas).
O lançamento está previsto para acontecer em outubro de 2026 e deverá custar, ao todo, US$225 milhões. A expectativa dos cientistas é que a tecnologia empregada em Nancy Grace Roman traga novas formas de superar desafios e de interpretar todos os dados que forem.
Lançamento de satélites pela SpaceX
Nesta sexta-feira (22), às 14h39 (pelo horário de Brasília), a SpaceX vai lançar um lote de 46 satélites de internet Starlink a bordo de um foguete Falcon 9, partindo da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
Com transmissão em tempo real pelo canal da SpaceX no YouTube, a missão marcará o 32º lançamento da empresa em 2022, quebrando o recorde do ano passado.
Originalmente marcado para esta quinta-feira (21), o lançamento foi abortado faltando apenas 46 segundos para a decolagem. Embora a empresa não tenha revelado o motivo, especula-se que tenha relação com o mau tempo.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!