Google Assistente é um recurso do Google que permite interagir com seu celular usando a voz a partir do comando “Ok Google”. Nele, você pode fazer diversas coisas, como enviar mensagens, pedir para o Google buscar informações na internet e muito mais!

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o Google Assistente: como ativá-lo no seu smartphone e os principais comandos que você pode utilizar. Além disso, mostraremos os erros mais comuns cometidos por usuários e como desativar a ferramenta, caso você não queira mais usá-lo. Vamos lá?

publicidade

Como usar o comando Ok Google?

Para ativar o Google Assistente no seu smartphone, basta acessar as configurações do aparelho e procurar pelo aplicativo. Em seguida, toque na opção “Ativar o Google Assistente”. Feito isso, você será direcionado para uma tela onde deverá cadastrar o seu nome e, em seguida, confirmar o uso do Google Assistente. Pronto! Agora você já pode começar a utilizar o recurso.

Para utilizar o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Ok Google” seguidas da sua pergunta ou comando. Por exemplo: “Ok Google, qual é a capital do Brasil?”. Ao pronunciar essa frase, o Google Assistente irá buscar a informação na internet e exibirá o resultado na tela do seu smartphone.

publicidade

Como usar seu Google Assistente?

Para utilizar o Google Assistente, você deve falar “Ok Google” seguido do que você deseja, veja abaixo alguns exemplos do que você pode utilizar:

  • Que horas são Google?
  • Que música é essa Google?
  • Ok Google hoje vai chover?
  • Ok Google me conte uma piada
  • Ok Google resultado da loteria
  • Ok Google o que significa…
  • Ok Google ligar lanterna
  • Ok Google tradutor (para traduzir para outros idiomas).
Google Assistente
Google Assistente Créditos: Shutterstock

Por que meu Ok Google não está funcionando?

Alguns usuários têm encontrado problemas para ativar o Google Assistente no seu smartphone. Se você está enfrentando este problema, confira abaixo as possíveis soluções:

publicidade
  • Verifique se o aplicativo está atualizado: para isso, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure pelo Google Assistente. Se houver uma atualização disponível, baixe e instale-a.
  • Verifique as permissões do aplicativo: em alguns casos, o Google Assistente pode não funcionar corretamente por falta de permissões. Para verificar isso, basta acessar as configurações do seu smartphone e, em seguida, as permissões do aplicativo. Verifique se o Google Assistente tem permissão para usar o microfone e acessar a internet.
  • Reinicie o smartphone: se nada mais der certo, talvez o problema esteja no seu smartphone. Uma solução é reiniciar o aparelho.
  • Desative e reative o Google Assistente: outra solução é desativar e, em seguida, reativar o Google Assistente. Para isso, basta acessar as configurações do aplicativo e tocar na opção “Desativar o Google Assistente”. Aguarde alguns segundos e, em seguida, toque novamente na opção para reativá-lo.

Como desativar o Google Assistente?

Caso você não queira mais usar o serviço, você pode silenciar o Google Assistente. Existem dois caminhos para isso.

1) Silencie o Google Assistente pelas configurações do celular

  1. O primeiro passo é abrir o aplicativo do Google. Toque na aba Mais e vá em Configurações.
como tirar a voz do google do celular

2. Em seguida, clique no botão Google Assistente.

publicidade
configurações do google assistente

3. Desça a tela e acesse Geral, entrando no gerenciamento das configurações.

como tirar voz do google do celular

4. Depois, você estará na página de ajuste sobre como o assistente responde aos seus comandos. Aí é só selecionar no botão de desativar. Antes de silenciar o aplicativo, uma mensagem aparecerá informando que outras funções serão interrompidas.

como desativar a voz do google assistente

5. Pronto! Agora é só arrastar o botão do Google Assistente para manter o recurso em silêncio.

desativar voice match

2) Desative o Google Assistente por meio do comando de voz

1. Você também pode desativar o recurso enviando comandos de vozes no próprio Google Assistente, sem a necessidade de usar o teclado. Abra o aplicativo e diga configurações do Google Assistente.

Como tirar o ok,google do celular

2. Depois, toque em “Ok Google” e “Voice Match”.

tirar a voz do google do celular

3. Aí é só silenciar arrastando o botão de lado. Caso queira retornar com o Google Assistente, basta fazer o procedimento novamente.

Tirar ok google

Ok Google: os principais comandos do Assistente

Como fazer ligações?

Para fazer ligações usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Ligar para” seguidas do nome da pessoa que você deseja ligar. Por exemplo: “Ok Google, ligar para João”. O Google Assistente irá fazer a ligação automaticamente.

Como enviar mensagens?

Para enviar mensagens usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Enviar mensagem para” seguidas do nome da pessoa que você deseja enviar a mensagem. Por exemplo: “Ok Google, enviar mensagem para João”. O Google Assistente irá abrir o aplicativo de mensagens do seu smartphone e, em seguida, você poderá digitar a mensagem que deseja enviar.

Como fazer um lembrete?

Para fazer um lembrete usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Lembrar de” seguidas da sua mensagem. Por exemplo: “Ok Google, lembrar de comprar leite”. O Google Assistente irá criar um lembrete e, em seguida, exibirá na tela do seu smartphone.

Como fazer uma pesquisa na internet?

Para fazer uma pesquisa na internet usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Pesquisar” seguidas da sua pergunta. Por exemplo: “Ok Google, pesquisar ok google o que é”. O Google Assistente irá fazer a pesquisa na internet e exibirá os resultados na tela do seu smartphone.

Como abrir um aplicativo?

Para abrir um aplicativo usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Abrir” seguidas do nome do aplicativo. Por exemplo: “Ok Google, abrir o WhatsApp”. O Google Assistente irá abrir o aplicativo automaticamente.

Como desligar o celular?

Para desligar o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Desligar o smartphone”. O Google Assistente irá desligar o seu aparelho automaticamente.

Como reiniciar o celular?

Para reiniciar o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Reiniciar o smartphone”. O Google Assistente irá reiniciar o seu aparelho automaticamente.

Imagem-conceito para Google Assistente (Ok Google)
“Ok Google” é o comando para ativar o Google Assistente. Imagem: sdx15/Shutterstock

Como bloquear o celular?

Para bloquear o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Bloquear o smartphone”. O Google Assistente irá bloquear o seu aparelho automaticamente.

Como desbloquear o celular?

Para desbloquear o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Desbloquear o smartphone”. O Google Assistente irá desbloquear o seu aparelho automaticamente.

Como tirar uma foto com o Google Assistente?

Para tirar uma foto usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Tirar uma foto”. O Google Assistente irá abrir a câmera do seu smartphone e, em seguida, você poderá tirar a foto.

Como gravar um vídeo com o Google Assistente?

Para gravar um vídeo usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Gravar um vídeo”. O Google Assistente irá abrir a câmera do seu smartphone e, em seguida, você poderá gravar o vídeo.

Como ver as notificações com o Google Assistente?

Para ver as notificações usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Mostrar notificações”. O Google Assistente irá exibir as notificações na tela do seu smartphone.

Imagem de destaque: dennizn/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!