O TikTok está se tornando a fonte de notícias com maior crescimento no Reino Unido. De acordo com uma pesquisa, as pessoas que mais consomem notícias direto do aplicativo são os adultos.

Quase metade dos usuários, que se beneficiam da rede para assuntos atuais, se voltam para os tiktokers ao invés de buscarem o conteúdo de organizações mais convencionais de notícias.

publicidade

Leia mais:

Conforme o Watchdog, 7% dos adultos utilizam a plataforma para receberem notícias. Em 2020 eram apenas 1%. Esse crescimento é alavancado especialmente pelos usuários mais jovens, com a faixa etária entre 16 e 24 anos, sendo eles metade dos consumidores dos conteúdos informativos.

publicidade
Crédito: Guardian graphic/ Pesquisa de consumo de notícias Ofcom 2022. Nota: lista selecionada a partir das principais fontes de notícias.

O relatório anual da Ofcom (Órgão regulador das comunicações no Reino Unido), sobre o consumo de notícias no país, apontou que, para adolescentes entre 12 e 15 anos, o Instagram considerou a BBC One e a BBC Two como as fontes mais populares. Quem segue coladinho a essa popularidade é o TikTok e o YouTube.

O diretor de estratégia e pesquisa do grupo Ofcom, Yih-Choung Teh, disse: “É cada vez mais impossível que os adolescentes de hoje peguem um jornal ou assistam ao noticiário na TV. Em vez disso, preferem se manter atualizados através dos feeds nas redes sociais”.

publicidade

“E enquanto os jovens acham que as notícias nas mídias sociais são menos confiáveis, eles classificam melhor esses serviços por servirem amplas opiniões sobre as histórias atuais do dia a dia”, completou.

A pesquisa da Ofcom mostrou que as organizações jornalísticas estão precisando competir com os tiktokers para servirem de fonte de notícias dentro da plataforma.

publicidade

Para os usuários que acessam as informações do cotidiano por meio do TikTok, a principal fonte são outras pessoas que seguem, como amigos e familiares, e depois as organizações convencionais. As porcentagens são:

  • Outras pessoas que seguem: 44%
  • Amigos e familiares: 32%
  • Organizações de notícias: 24%

Entre as fontes oficiais, as mais populares no TikTok são a Sky News, a BBC e a ITV.

Crédito: Guardian graphic/ Pesquisa de consumo de notícias Ofcom 2022. Nota: lista selecionada a partir das principais fontes de notícias.

O TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, seu poder de notícias veio à tona durante o começo da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com a Casa Branca informando os 30 tiktokers mais populares sobre a invasão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!