Você sabia que qualquer cidadão pode propor um projeto de lei para a Câmara dos Deputados? Esse é o papel do Poder Legislativo: receber propostas de todos os cidadãos e transformá-las em leis. Neste artigo, explicamos como propor um projeto de lei e quais são os requisitos necessários. Aproveite para conferir!

O que é um projeto de lei?

Um projeto de lei é uma proposta de alteração da legislação. Ele pode ser apresentado por qualquer cidadão, desde que respeite os requisitos estabelecidos na Constituição Federal. Além disso, o projeto de lei precisa ser apresentado por um parlamentar da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

publicidade

Como propor um projeto de lei?

Para propor um projeto de lei, você precisará seguir alguns passos:

  • Pesquise sobre o tema: antes de propor uma alteração na legislação, é importante pesquisar sobre o assunto. Isso ajudará você a compreender melhor o problema e a encontrar soluções mais eficazes;
  • Escreva a proposta: após a pesquisa, é hora de escrever sua proposta. Lembre-se de ser o mais claro possível e de incluir todas as informações necessárias;
  • Apresente a proposta a um parlamentar: você pode entregar sua proposta diretamente a um deputado ou senador ou enviá-la por meio do site da Câmara dos Deputados. A escolha do parlamentar vai depender da sua relação com o tema do projeto de lei;
  • Acompanhe o projeto: após a apresentação, é importante que você acompanhe o projeto de lei. Você pode acompanhar o andamento do projeto no site da Câmara dos Deputados ou entrar em contato diretamente com o parlamentar.

Você precisa acessar este link para enviar sua proposta.

Quais são os requisitos para um projeto de lei?

Para que um projeto de lei seja apresentado, é preciso que ele atenda aos requisitos estabelecidos na Constituição Federal. São eles:

  • Iniciativa popular: qualquer cidadão pode propor um projeto de lei;
  • Apresentação por parlamentar: o projeto de lei precisa ser apresentado por um deputado ou senador;
  • Assinaturas: para que seja considerado valido, o projeto de lei precisa ser assinado por, no mínimo, um décimo dos membros da Câmara dos Deputados (171 assinaturas) ou do Senado Federal (27 assinaturas).
Projeto de lei
Plenário da Câmara dos Deputados, onde projetos de lei são votados. Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Como um cidadão pode participar?

Banco de ideias

O site da Câmara dos Deputados possui um banco de ideias, onde qualquer cidadão pode propor um projeto de lei. Para isso, basta se cadastrar no site e submeter sua proposta.

Outra forma de propor um projeto de lei é por meio da iniciativa popular. Nesse caso, é preciso que o projeto seja assinado por, no mínimo, um décimo dos membros da Câmara dos Deputados (171 assinaturas) ou do Senado Federal (27 assinaturas).

Após a apresentação, é importante que você acompanhe o projeto de lei. Você pode acompanhar o andamento do projeto no site da Câmara dos Deputados ou entrar em contato diretamente com o parlamentar.

Sugestão legislativa

Você também pode propor uma sugestão legislativa, que é uma proposta para a alteração de uma lei ou criação de uma nova lei. No entanto, diferentemente do projeto de lei, a sugestão legislativa não tem força de lei e, portanto, não obriga o Congresso Nacional a votar sobre ela.

Mesmo assim, é uma forma de participação popular e pode ser útil para chamar a atenção do Congresso Nacional para um determinado tema.

Para propor uma sugestão legislativa, basta preencher o formulário disponível no site da Câmara dos Deputados.

Enquanto aguarda a votação do projeto de lei, você pode participar da campanha para a sua aprovação. A campanha pode ser feita nas redes sociais, por meio de cartas ou até mesmo com manifestações.

Audiências públicas

As audiências públicas são eventos abertos ao público, onde parlamentares discutem determinados temas e ouvimos a população. Participe das audiências públicas da Câmara dos Deputados e exponha suas ideias!

Gabinetes parlamentares

Os gabinetes parlamentares são os espaços físicos onde os deputados recebem a população para conversar sobre diversos temas. Você pode entrar em contato com o gabinete do seu deputado e marcar uma visita;

Comissões temáticas

As comissões temáticas são grupos de trabalho da Câmara dos Deputados, que discutem e elaboram propostas de projetos de lei sobre determinados temas. Você pode acompanhar as atividades das comissões e participar das discussões.

Veja os modelos de projeto de lei

Neste link você pode fazer o download dos modelos abaixo:

  • Formulário de Encaminhamento de Sugestão
  • Projeto de Decreto Legislativo
  • Projeto de Lei Ordinária
  • Projeto de Lei Complementar
  • Projeto de Resolução
  • Requerimento de Audiência Pública
  • Requerimento de Depoimento
  • Requerimento de Convocação
  • Requerimento de Informação
  • Requerimento de Indicação
  • Emendas a projetos de lei em geral

Como saber se um projeto de lei foi aprovado?

Você pode acompanhar o projeto de lei no site da Câmara dos Deputados. Na página do projeto, você encontrará todas as informações sobre ele, como data da apresentação, tramitação e se foi aprovado ou não.

Imagem de destaque: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!