A startup alemã Rocket Factory Augsburg conduziu – com sucesso – o primeiro dos três testes de fogo do motor de foguetes Helix, dando um passo importante para um futuro onde ele deve ser o objeto de propulsão do foguete RFA One.
De acordo com as informações divulgadas pela empresa, o motor Helix passou por 74 segundos de combustão simulada em um teste realizado ao norte de Kiruna, na Suécia, e sua resistência e a subsequente aprovação deixou todos na equipe bem contentes:
Leia também
- Veja como foi o voo de inauguração do Foguete Vega C, que levou sete satélites para órbita
- Foguete da SpaceX explode durante teste de solo; veja
- SpaceX testou – e destruiu – nova versão do motor Raptor
“Estamos muito felizes que o nosso design tenha se provado tão confiável e de tão bom desempenho”, disse Stefan Brieschenk, COO da empresa alemã, por meio de um comunicado divulgado à imprensa. “Conseguimos um imenso progresso rumo ao nosso primeiro lançamento ao completar essa primeira campanha de qualificação do Helix”.
A chegada do foguete RFA One pode se provar um divisor de águas para o programa espacial europeu: o foguete da Rocket Factory Augsburg é um dos inúmeros projetos em curso para o desenvolvimento de veículos de capacidade orbital que podem vir a ser usados pela agência espacial europeia (ESA), que recentemente cortou relações com a Rússia – uma consequência da guerra russo-ucraniana – e deixará de usar os foguetes Soyuz em definitivo.
Segundo as especificações técnicas, o foguete da empresa alemã terá capacidade de transportar 1,6 tonelada de carga a uma órbita similar à da Estação Espacial Internacional (ISS), que sobrevoa a Terra a 408 quilômetros (km) de altitude da superfície.
O próximo passo da startup alemã será testar o motor de foguetes Merlin em um ambiente integrado: na prática, isso significa mais um teste de fogo, mas agora acoplado a um primeiro estágio do foguete. Se passar no teste, outras avaliações técnicas virão e, tudo correndo bem, o RFA One deve estar pronto para lançamento até a metade de 2023.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!