O “Baleia”, avião cargueiro Airbus, não cumpriu o seu horário programado para chegar no Brasil pela primeira vez. A chegada dele estava prevista para 13h deste domingo (24), mas segundo a administradora do aeroporto de Fortaleza (CE), ele deve pousar em terras brasileiras às 16h – horário de Brasília. 

O atraso foi ocasionado por uma tempestade no aeroporto de Dakar, no Senegal. A aeronave está transportando o helicóptero ACH 160. 

publicidade

A programação já vem sendo afetada desde o sábado (23), data que o “Baleia” deveria chegar, às 16h10. Em seguida, ele seguiria para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)  

Ele voltaria novamente para Fortaleza (CE) na segunda-feira (25) e consequentemente para o aeroporto de Dakar, na terça-feira (26), às 12h30. 

publicidade

O avião foi criado para substituir o primeiro Beluga, o Airbus A300-600ST, que está em operação desde 1995.

Sua missão é transportar componentes de aeronaves da Airbus entre locais de produção na Europa e linhas de montagem finais da empresa em Toulouse, na França, Hamburgo, na Alemanha, e Tianjin, na China.

publicidade

Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o Beluga XL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo no mundo.

Avião ‘Baleia Beluga’ – Imagem: Airbus

Ele pode transportar duas asas do A350 XWB, o modelo anterior, Beluga ST, só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, tem autonomia de 4.000 km.

publicidade

Leia mais :

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!