Quando pensamos em planetas imaginamos astros extremamente grandes e pesados. Bom, quando nos referimos ao tamanho, pelo menos em escala da Terra, eles realmente são gigantes. No entanto, como alguns tem boa parte de sua composição é de gás, eles também podem ser incrivelmente leves.

Mas quão leve? Bom, um dos planetas mais leves que se tem registro pode ter o mesmo peso de uma rolha de garrafa. Pelo menos é o que acreditam os pesquisadores do California Institute of Technology’s Palomar Observatory, que descobriram o exoplaneta TrEs-4, localizado na constelação de Hércules, a cerca de 1.435 anos-luz da Terra, relativamente “perto” para distâncias espaciais.

publicidade

Planeta mais leve já encontrado

Mas este planeta não é apenas leve, ele também é gigante. Aliás, um dos maiores que conhecemos. O TrEs-4 é 70% maior que Júpiter (o maior do sistema solar). Ele possui uma atmosfera absurdamente quente, de aproximadamente 1,5 mil °C e foi localizado em 2006.

Leia também

publicidade

Os pesquisadores acreditam que não há superfície no planeta, apenas gás, com densidade de apenas 0,2 gramas por centímetro cúbico, o equivalente a uma rolha de garrafa e o suficiente para ele boiar na água caso fosse colocado em um oceano hipotético.

“Provavelmente não existe uma superfície plana no planeta”, afirmou Georgi Mandushev, um dos cientistas que trabalharam no projeto que descobriu o “Planeta-cortiça”, como foi apelidado. “TrES-4 parece ser um problema teórico”, completou ainda Edward Dunham, um membro da equipe de estudo do observatório Lowell. “Os problemas são bons, pois aprendemos coisas novas resolvendo-os”.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!