Um vídeo postado no Twitter mostra milhares de morcegos deixando uma caverna e voando em direção a uma lagoa na cidade de Santiago, no México. 

O registrou foi feito por um motorista que passava pela estrada e se impressionou com a nuvem volumosa formada pelos mamíferos voadores. A postagem feita na última sexta-feira (22), viralizou e já tem mais de sete milhões de visualizações.  

publicidade

A casa dos morcegos é conhecida como ‘Cueva de la Boca’, e uma parceria entre a prefeitura de Santiago e a ONG Pronatura Noreste busca preservar o local. 

Tanto o município quanto a organização se comprometeram a promover, juntas, a educação ambiental e a conservação da biodiversidade na colônia. 

publicidade

Segundo a ONG, a Cueva de la Boca já teve até 2,5 milhões de morcegos, uma quantidade que consegue consumir, em média, meia tonelada de insetos por dia. 

A região passou a ser considerada “Santuário Biológico” há apenas quatro meses. A caverna é considerada a mais importante da América Latina.  A expectativa é que seja construído no futuro o “Museu do Morcego”.  

publicidade

Nele, será possível aprender mais sobre os bichos e sobre os serviços ambientais na Cueva de la Boca. 

publicidade

Leia também!

O mamífero voador 

Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voar, devido à transformação de seus braços em asas.  Eles são de hábito noturno saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite.  

Eles se comunicam e voam orientados por sons de alta freqüência que, emitidos pela boca ou narinas, ao encontrar um obstáculo retornam em forma de ecos.  

Esses ecos são captados pelos seus ouvidos e transformados em estímulos nervosos, possibilitando assim sua orientação. Utilizam também a visão e o olfato. 

A alimentação dos morcegos varia conforme a espécie. Assim, existem os que se alimentam de frutos (frugívoros), de néctar e pólen das flores (nectarívoros), de insetos (insetívoros), de pequenos vertebrados (carnívoros) e sangue (hematófagos).  

De acordo com o hábito alimentar e a espécie os morcegos podem se abrigar em diferentes locais.  

Morcegos insetívoros, principalmente em áreas urbanas, utilizam como abrigo diurno cumeeiras, forro de edificações, juntas de dilatação dos prédios, caixas de persianas, chaminés e dutos de ventilação, entre outros. 

Os morcegos nectarívoros abrigam-se em espaços mais amplos, tais como porões, sótãos, garagens ou outros locais poucos freqüentados. 

Os frugívoros abrigam-se geralmente em árvores com copas bem fechadas, sob as folhagens das árvores ou beirais de edificações. 

O Instituto Butantan criou um guia que pode ser baixado dando dicas de como os humanos podem conviver com os morcegos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!