O xadrez surgiu no século VI, e é até hoje um jogo extremamente popular, com adeptos em todo o mundo e diversas opções para jogar online.

Jogado entre duas pessoas, o xadrez é um jogo de tabuleiro, em que peças de seis tipos diferentes – oito peões, duas torres, dois bispos, dois cavalos, uma rainha e um rei – são movidas pelos jogadores. Cada peça tem suas próprias características e se move pelo tabuleiro de forma diferente.

publicidade

O objetivo do jogo é derrotar o rei adversário, o famoso xeque mate, que representa o fim da partida. Apesar de simples de se entender, possui diversas estratégias que podem ser empregadas, e pode ir desde um simples divertimento passageiro até o nível competitivo.

Como um jogo de tabuleiro tão popular, existem diversas alternativas para jogar xadrez online, seja pelo celular ou pelo computador, e em diferentes níveis, seja jogando contra outros jogadores online – conhecidos e desconhecidos – ou contra a máquina.

publicidade

Separamos quatro dos melhores jogos online de xadrez com características diferentes para você exercitar a mente e se divertir.

Xadrez – Jogar e Aprender

xadrez online
Imagem: Google Play

Um dos aplicativos de xadrez mais bem avaliados tanto no Android quanto iOS, Xadrez – Jogar e Aprender é um jogo gratuito que apresenta diversas funcionalidades. Com 4,8 de avaliação tanto no Google Play, quanto na App Store, o jogo possui diferentes modos.

publicidade

É possível jogar online contra um adversário aleatório em partidas de 10 minutos, jogar contra o computador, sendo possível optar por “adversários” de diferentes níveis, usar o xadrez para resolver problemas, e como o nome do jogo é Jogar e Aprender, é possível ter aulas de xadrez pelo app.

O jogo ainda apresenta uma versão para ser jogado na web pelo PC, sem a necessidade de fazer instalações.

publicidade

Onde jogar: Android | iOS | web

Xadrez – Clash of Kings

xadrez online
Imagem: Google Play

Outro jogo disponível para Android e iOS é Xadrez – Clash of Kings. Com ele, é possível jogar modos clássicos e multiplayer online, cumprir mini games e também desafios.

Ao todo são dez níveis de dificuldade diferentes, e o jogo oferece dicas aos usuários das melhores jogadas em cada situação da partida. No Google Play, Xadrez – Clash of Kings tem 4,7 estrelas de avaliação, enquanto na App Store a avaliação é de 4,8.

Onde jogar: Android | iOS

Chess Ultra

xadrez online
Imagem: Steam

Disponível na Steam, Chess Ultra tem como grande diferencial o seu visual com gráficos atraentes, que promete uma experiência de xadrez em 4K para os usuários.

Além disso, Chess Ultra tem compatibilidade total com sistema de realidade virtual. O jogo tem suas análises como “ligeiramente positivas” e está pode ser adquirido por R$ 25,99.

Onde jogar: Steam

Leia mais:

Xadrez

Exclusivo para iOS, o aplicativo já é instalado de forma nativa em todos os computadores da Apple. As peças possuem visual 3D e existe a possibilidade tanto de jogar partidas online, quanto de enfrentar a máquina. É possível personalizar o tabuleiro e as peças, e aprender com as dicas de jogadas.

Onde jogar: PCs Apple

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!