A Receita Federal da Itália (Agenzia delle Entrate, em italiano) foi alvo de um ataque de ransomware, do grupo cibercriminoso LockBit. As autoridades do país estão investigando a violação ao Fisco.

Os hackers afirmam que roubaram 100 GB de dados. Entre as informações adquiridas pelos cibercriminosos, estão documentos da empresa, digitalizações, relatórios financeiros e contratos. Eles afirmam que vão vazar tudo online caso o órgão não pague um resgate até a próxima segunda-feira (1º).

publicidade

Leia mais:

Em seu site oficial, a receita italiana disse que solicitou mais informações à Società Generale d’Informatica (Sogei) sobre o roubo de dados do sistema fiscal. Mas, o Fisco já adianta que, “das investigações técnicas realizadas”, a Sogei excluiu a possibilidade de “um ataque cibernético ao site da agência”.

publicidade

A Sogei é uma empresa pública do Ministério da Economia e Finanças que gerencia a infraestrutura tecnológica da administração financeira. Ela também é responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) usada por outras agências do país, como os Ministérios da Justiça, Interior e Educação, o Procurador Geral do Estado e o Departamento do Tesouro.

Ramsonware
O ataque ransomware rouba os dados e devolve após pagamento. Imagem: Shutterstock

“Relativamente ao alegado ataque cibernético ao sistema de informação fiscal, a Sogei informa que desde as primeiras análises realizadas não ocorreram ataques cibernéticos nem foram roubados dados a plataformas e infraestruturas tecnológicas da Administração Financeira”, disse a empresa, ao site Bleeping Computer.

publicidade

O grupo LockBit apareceu, pela primeira vez, em setembro de 2019. Em maio de 2022, os cibercriminosos foram responsáveis por 40% de todos os ataques ransomware conhecidos no mês.

Um ataque ransomware é basicamente o sequestro de dados sensíveis, que são devolvidos após o pagamento de um resgate, geralmente em moeda virtual.

publicidade

Via: Bleeping Computer

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!