Agência fiscal italiana é alvo de ataque ransomware

A Receita Federal da Itália foi alvo de um ataque ransomware do grupo LockBit, que afirma ter roubado 100 GB de dados
Ilustração de um ataque de ransomware com uma pessoa olhando para o computador e uma imagem de um cadeado e códigos binários

A Receita Federal da Itália (Agenzia delle Entrate, em italiano) foi alvo de um ataque de ransomware, do grupo cibercriminoso LockBit. As autoridades do país estão investigando a violação ao Fisco.

Continua após a publicidade

Os hackers afirmam que roubaram 100 GB de dados. Entre as informações adquiridas pelos cibercriminosos, estão documentos da empresa, digitalizações, relatórios financeiros e contratos. Eles afirmam que vão vazar tudo online caso o órgão não pague um resgate até a próxima segunda-feira (1º).

Leia mais:

Em seu site oficial, a receita italiana disse que solicitou mais informações à Società Generale d’Informatica (Sogei) sobre o roubo de dados do sistema fiscal. Mas, o Fisco já adianta que, “das investigações técnicas realizadas”, a Sogei excluiu a possibilidade de “um ataque cibernético ao site da agência”.

A Sogei é uma empresa pública do Ministério da Economia e Finanças que gerencia a infraestrutura tecnológica da administração financeira. Ela também é responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) usada por outras agências do país, como os Ministérios da Justiça, Interior e Educação, o Procurador Geral do Estado e o Departamento do Tesouro.

Ramsonware
O ataque ransomware rouba os dados e devolve após pagamento. Imagem: Shutterstock

“Relativamente ao alegado ataque cibernético ao sistema de informação fiscal, a Sogei informa que desde as primeiras análises realizadas não ocorreram ataques cibernéticos nem foram roubados dados a plataformas e infraestruturas tecnológicas da Administração Financeira”, disse a empresa, ao site Bleeping Computer.

O grupo LockBit apareceu, pela primeira vez, em setembro de 2019. Em maio de 2022, os cibercriminosos foram responsáveis por 40% de todos os ataques ransomware conhecidos no mês.

Um ataque ransomware é basicamente o sequestro de dados sensíveis, que são devolvidos após o pagamento de um resgate, geralmente em moeda virtual.

Via: Bleeping Computer

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email