Após anos de rejeição, Google relança Street View na Índia

O Google relançou o Street View na Índia e agora os usuários podem ver uma área através de imagens panorâmicas de 360 graus ao nível da rua
Por Alanis Meira, editado por Lyncon Pradella 27/07/2022 13h07
Miriam do Google
Miriam Karthika Daniel, VP - Maps Experiences no Google. Créditos: Jagmeet Singh/ TechCrunch
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google lançou novamente um recurso do Google Maps na Índia, o Street View (SV), que possibilita aos usuários analisar uma área por meio de imagens panorâmicas de 360 graus ao nível da rua. A empresa lançou o recurso no sul da Ásia em 2011 e, 6 anos depois, a Índia o baniu por questões de segurança, ficando mais de uma década sem acesso.

O SV foi revelado ao mundo há 15 anos e está presente em mais de 100 países. Já acumulou mais de 220 bilhões de imagens.

Agora o Google disse que fechou uma parceria com os gigantes locais, Genesys e Tech Mahindra, para o relançamento e já conseguiu disponibilizar o serviço em 10 cidades indianas. A empresa pretende estabelecer o Street View em 50 cidades até o final de 2022.

Leia mais:

De acordo com os executivos do Google, que estiveram presentes numa conferência de imprensa em Nova Deli na quarta-feira, essa é a primeira vez que a empresa fez parceria com empresas terceirizadas para o Street View.

A VP de Experiências do Google, Miriam Karthika, disse na conferência: “A partir de hoje, o Street View vai estar disponível no Google Maps com uma nova intensidade de imagens na Índia, que cobre 15.000 km de estradas que foram realmente colocadas no Google Maps”.

Continuou: “Por isso estou realmente emocionada com a forma como as pessoas vão usar o Street View na Índia e ver como mudados de presente a vida cotidiana”.

Crédito: Google Maps

Durante a coletiva, Miriam também explicou que a “política geoespacial permite que as entidades locais façam a coleta de dados em um certo nível de fidelidade. Assim, nossos parceiros aqui configuram as câmeras e vão coletar os dados. Eles são proprietários dos dados que coletam, mas depois os licenciam para entidades como o Google, para que possamos realmente integrá-los e oferecer serviços como o Google Maps”.

A empresa avisou, ainda, que fez parcerias com as autoridades de trânsito e colaboradores para ajudar pessoas em oito cidades. Essas cidades são: Deli, Bangalor, Haiderabade, Chandigar, Amedabade, Calcutá, Gurgaon e Agra.

O intuito é ajudar as pessoas a tomar melhores decisões de viagem e evitar áreas de engarrafamento com informações sobre fechamento de estradas e acidentes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Estagiária de redação do site Olhar Digital

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.