Após a confirmação que Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa seriam as próximas capitais a receber o sinal 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu aval, nesta quarta-feira (27), para que as operadoras de telefonia móvel transmitir o sinal 5G de suas redes nas três capitais.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaisp) definiu, em reunião, que as três cidades estão aptas à ativação do sinal 5G pela faixa 3,5 GHz. O novo sinal já está sendo transmitido em Brasília desde o dia 6 de julho.
Leia mais:
- Sinal 5G começa em Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa até sexta-feira (29)
- 5G chega ao Brasil! O que muda na prática?
- Especial 5G: tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia
O leilão 5G tinha previsto que toda a infraestrutura do sinal no Brasil deveria ocorrer até o dia 31 de julho. Porém, os conflitos entre Rússia e Ucrânia e problemas na importação de equipamentos vindos da China atrasaram a implementação da nova rede móvel no país.
Quando foi confirmado sinal de 5G em Porto Alegre, Moisés Moreira, presidente do Gaisp, informou que as próximas cidades a receber o sinal devem ser respectivamente: Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

O representante da Anatel informou que os trabalhos de implementação da rede já estão sendo feitos nessas regiões, porém ainda não há uma data determinada.
Como funciona o 5G?
As redes 5G funcionam via radiofrequência, da mesma forma que as gerações anteriores. Assim, o que muda da tecnologia nova para as antigas é, basicamente, o espectro coberto que, no caso do 5G, é expressivamente maior. Até por isso que será possível uma maior velocidade, com menor latência e maior cobertura.
Por aqui, os planos do 5G englobam, a partir de 2022, o funcionamento da tecnologia de forma híbrida: uma mistura entre 4G e 5G standalone (que não depende da tecnologia 4G).
Imagem: KPhrom/ Shutterstock.
Via: Agência Brasil
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!