Conforme anúncio do Google feito na última quarta-feira, 27, o fim dos cookies da internet, no Chrome, foi adiado para o ano de 2024. A empresa pretende prolongar o tempo dos testes das funções e ferramentas da Privacy Sandbox antes de mostrá-las para as companhias de publicidade, concorrentes e alguns desenvolvedores da web.

De início, o encerramento dos cookies do Chrome iria acontecer este ano e depois adiaram para 2023. Porém, os planos mudaram novamente e agora a data da aposentadoria está marcada para o segundo semestre de 2024.

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A Privacy Sandbox é uma proposta do Google para ocupar o lugar dos cookies. Basicamente é um conjunto de ferramentas que cuidam da privacidade dos usuários e, ao mesmo tempo, mantém a publicidade vinda da internet focada, que é importante para renda dos criadores de conteúdos que dependem da monetização digital.

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O Federated Learning of Cohorts (FloC) é uma função antiga dentro do pacote que, depois de perturbar as autoridades de segurança e os rivais da Google, foi arquivado e trocado pelo APT Topics. Essa outra função oferece ao usuário um controle melhor sobre os anúncios que vai encontrar nos sites.

Os armazenadores de dados que circulam na internet não são propriedades do Google. São importantíssimos para a navegação, mas não é a plataforma que escolhe se eles devem continuar a existir ou não, por mais que o Google Chrome seja o principal navegador do mundo. A decisão, então, tem que passar pelos concorrentes e suas revisões, assim como as agências de publicidade, técnicos em privacidade e desenvolvedores. Toda essa avaliação tem que acontecer antes da implementação e o processo é demorado.

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Chrome para Android (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Chrome para Android (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Os testes juntos ao Privacy Sandbox crescerão progressivamente até 2024. No momento, as pessoas responsáveis pelos testes do Chrome na versão Canary estão autorizadas a experimentar a API Topics, entretanto, o Google pretende alcançar milhões de usuários até agosto.

O executivo que fez o comunicado disse: “Antes dos usuários serem adicionados aos testes, vão receber uma solicitação com a opção de gerenciar a participação”. 

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O Google pretende lançar todas as APIs, do projeto com a Privacy Sandbox, em 2023, no terceiro semestre do ano. Em seguida, pretendem observar a chegada da novidade para começar o encerramento oficial dos cookies.

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