São Paulo começa a transmitir 5G até esta quinta-feira, diz Anatel

O sinal 5G será ativado em São Paulo na quinta-feira (4). A Anatel confirmou que as teles já autorizaram 892 antenas para ativação.
Por William Schendes, editado por Acsa Gomes 01/08/2022 11h45, atualizada em 31/10/2022 19h27
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O sinal 5G será ativado em São Paulo até esta quinta-feira (4). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que as teles já autorizaram 892 antenas para ativação da nova rede. 

A informação foi dada por Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), em entrevista ao Estadão/Broadcast. Segundo Queiroz, o número de antenas autorizadas corresponde a 20% do total das antenas 4G disponíveis na cidade de São Paulo atualmente. 

Leia mais:

As 892 antenas também superam o número estimado inicialmente de 462 antenas para as operadoras TIM, Vivo e Claro. “As operadoras estão colocando quase o dobro das antenas exigidas pela Anatel nessa fase inicial. Isso é um indicativo de que a competição está alta e elas têm a intenção de ampliar a cobertura o mais rápido possível”, afirmou Queiroz.

A Gaispi tem realizado o processo de limpeza das antenas em que a faixa de 3.625 a 3.700 MHz operam para que o 5G puro seja transmitido. Atualmente, são ocupadas por antenas parabólicas de TV. Queiroz informou que técnicos passaram os últimos dias instalando filtros para a migração de sinal da banda C das antenas de TV para a banda Ku, utilizada por internet via satélite.

Grande concentração de antenas nas zonas oeste e sul de São Paulo. Imagem: Reprodução/ Estadão

Abaixo, está um representação por mapa das áreas que as antenas vão cobrir na cidade de São Paulo. É possível ver que há grande concentração de antenas nas zona oeste e sul. As zonas leste e norte terão a cobertura por antenas mais espalhadas. A distância ideal de cobertura é de 300 metros entre as estações. “Nesse começo, algumas regiões serão melhor atendidas, como a área central”, informou o conselheiro da Anatel. 

Queiroz informou que convocará uma reunião com membros da Gaispi para formalizar a liberação do sinal na capital. Com isso, São Paulo se junta a Brasília, a primeira cidade a transmitir o sinal 5G de frequência 3,5GHz, desde 6 de julho, e Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte receberam o sinal na última sexta-feira (29).

As próximas cidades a receber o sinal devem ser Goiânia (GO), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Imagem: edusma7256/ Shutterstock

Com informações de Estadão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.