Na última segunda-feira (1°), a Sony anunciou que o sistema de Accolades (Elogios) será removido do PlayStation 5 (PS5). O recurso permitia que os jogadores parabenizassem outros por conquistas em alguns jogos ou até mesmo por condutas que reconheciam a esportividade do usuário.

Contudo, o motivo da descontinuação da ferramenta é bem simples e foi confirmado no comunicado oficial da Sony: o recurso não recebeu a atenção que a empresa previa. Com isso, a desenvolvedora divulgou que as ocupações internas serão reordenadas.

ps5
Imagem: Reprodução/Sony

Ao comentar essa notícia, a jornalista Jade King sugeriu que a Sony está se esforçando em conceder benefícios extras aos jogadores sem avaliar a real importância dessas vantagens. Segundo ela, não é de hoje que a empresa possui esse hábito, ao citar exemplos do PSP, PS3 e PS4, como o centro de mídias, o PlayStation Vue e o Music Unlimited. O fracasso desse último, inclusive, resultou no acerto entre a Sony e o Spotify, em 2015.

Em seu artigo, King também critica a tecnologia SSD do PS5, ao dizer que o conceito do recurso é interessante, mas sem o incentivo necessário para o uso. A ferramenta permite que o usuário edite capturas de telas sem precisar fechar o game e viabiliza o carregamento rápido de títulos específicos para uma determinada fase do jogo. “Demon’s Souls” e “Sackboy: Uma Grande Aventura” seriam exemplos desses jogos.

publicidade

Leia mais:

King também detonou a quantidade de notificações e alertas de notícias que passam pelo console e afirmou que não ficaria surpresa se esses recursos seguissem o mesmo caminho do sistema de Accolades. Ela conclui o artigo dizendo que funcionalidades mais básicas seriam realmente benéficas para o usuário, como pastas e novos temas.

Alguns recursos não citados pela jornalista são pouco conhecidos pelos usuários. Um deles é a possibilidade de ligar o PS5 pelo Spotify ou o Share Play, ferramenta disponível também no PS4 e que permite aos amigos dos jogadores controlar remotamente o console, algo criticado pela alta instabilidade no funcionamento.

A Sony não divulgou quando exatamente encerrará o sistema de elogios, o que deve ocorrer nos próximos meses. O objetivo da empresa era garantir uma interação positiva entre os jogadores e inovar sua interface.

O artigo completo de Jade King pode ser visto aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!