A Agência Espacial das Filipinas (PhilSA) confirmou na última quarta-feira (3) que a folha de metal com uma parte da bandeira da China encontrada em águas filipinas fazia parte do foguete chinês lançado em 24 de julho.

O material, que tem marcas do foguete chinês Long March 5B (CZ-5B) foi encontrado por pescadores a cerca de 160 quilômetros do município de Mamburao e, posteriormente, recolhido pela Guarda Costeira das Filipinas. 

publicidade

“Os destroços recuperados foram identificados como parte da carenagem de carga útil do CZ-5B, que se desprendeu do foguete quando entrou no espaço sideral durante o lançamento”, explicou a PhilSA. “Esses componentes geralmente são projetados para ser descartados sobre zonas específicas”. 

Essas zonas são tipicamente corpos de água escolhidos para reduzir os riscos de que os restos caiam em áreas povoadas.

O lançamento do foguete chinês CZ-5B

O foguete chinês decolou da ilha de Hainan em 24 de julho, carregando o módulo de laboratório Wentian rumo à estação espacial chinesa. Segundo a PhilSA, ele reentrou na atmosfera sobre o sobre o Oceano Índico em 31 de julho. Outros componentes do CZ-5B foram avistados no espaço aéreo da Malásia momentos antes de sua trajetória de pouso terminar no Mar de Sulu, perto de Palawan, também nas Filipinas.

Leia mais:

A agência espacial também afirmou que todos os órgãos governamentais relevantes foram avisados proativamente sobre o lançamento do CZ-5B e que as zonas de queda de destroços foram estimadas antes de 24 de julho. Acrescentou que equipes foram mobilizadas para implementar protocolos de coordenação durante a reentrada de detritos em 31 de julho. 

Além disso, a PhilSA avisou o público sobre a necessidade de informar imediatamente às autoridades locais sobre supostos detritos de foguetes avistados no mar ou em terra. Também advertiu qualquer pessoa contra se aproximar desses materiais, devido ao risco de eles conterem substâncias tóxicas, como combustível de foguete. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!