Veículo quer ir a mais de 1.300 km/h para bater recorde de velocidade terrestre

Por Matheus Barros, editado por Acsa Gomes 08/08/2022 10h13, atualizada em 09/08/2022 11h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O recorde de velocidade terrestre atual é de 1.227 km/h e foi atingido pelo piloto Andy Green em 1997 a bordo do Thrust SSC a jato. E o piloto e sua equipe pretendem superar o recorde novamente.

A Bloodhound Land Speed ​​Record é a responsável pelo carro supersônico de 13,5 metros que possui uma potência de um jato e, durante testes em 2019, chegou a atingir mais de 1 mil km/h. 

Leia também!

O projeto feito no Reino Unido foi colocado em pausa durante a pandemia de Covid-19, que impossibilitou a captação de recursos com patrocinadores. Segundo entrevista ao The Sunday Times, Stuart Edmondson, responsável pelo projeto, disse que precisa de um investimento de cerca de US$ 12 milhões – aproximadamente R$ 62,5 milhões – para seguir em frente. 

Para atrair esses investidores, a equipe decidiu fazer com que o veículo que busca bater a marca de velocidade terrestre funcione com combustíveis sintéticos, ou e-combustíveis, o que torna o projeto neutro em carbono. 

Bloodhound Land Speed ​​Record
Imagem: Divulgação/Bloodhound Land Speed ​​Record

“É aqui que eu acho que o planeta deve ir para resolver o problema da indústria da aviação, que é a indústria da aviação não pode substituir os motores a jato que eles têm nos próximos 10, 20, 30, 40 anos”, disse Edmondson. “Seu Airbus 330 não será movido por um tipo diferente de motor; a única maneira de cumprir seus prazos verdes é fornecer combustível que seja líquido zero”.

Via: Motor Authority

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.