A saúde da baleia beluga desnutrida encontrada no rio Sena, na França, não está mais progredindo, mas ela ainda está viva, disse o grupo ambientalista Sea Shepherd nesta segunda-feira (8). As esperanças estão diminuindo para salvar o animal, que foi visto pela primeira vez na terça-feira (2) no rio que atravessa Paris até o Canal da Mancha.

“Ela está alerta, mas não come”, afirmou a presidente da Sea Shepherd France, Lamya Essemlali. Não houve, no entanto, “nenhum agravamento de sua condição”, disse ela.

Desde sexta-feira (5), a baleia está entre duas eclusas a cerca de 70 quilômetros ao norte da capital francesa. As equipes de resgate estão concentrando os últimos esforços para extrair o animal do Sena, já que a água quente do rio está prejudicando sua saúde.

Baleia Beluga no Rio Sena (Imagem: Twitter)

Uma alternativa seria abrir as eclusas na esperança de que a beluga nade em direção ao Canal da Mancha, disseram as autoridades. Contudo, a abertura das comportas acarretaria o risco de a baleia se mover rio acima em direção a Paris, o que seria ainda mais desastroso.

publicidade

Várias tentativas de alimentar a baleia falharam nos últimos dias. No sábado, veterinários administraram “vitaminas e produtos para estimular seu apetite”, disse um comunicado da polícia do departamento de Eure, na Normandia, que está supervisionando o esforço de resgate.

Leia mais:

Baleias de água fria

As belugas são normalmente encontradas apenas nas águas frias do Ártico e, embora migrem para o sul no outono para se alimentar, raramente se aventuram tão longe.

Um adulto pode atingir até quatro metros (13 pés) de comprimento. De acordo com o Observatório Pelagis da França, especializado em mamíferos marinhos, a população de beluga mais próxima fica ao largo do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, a 3.000 quilômetros do Sena.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!