Dispositivos quânticos funcionam utilizando bits quânticos, ou qubits na abreviação. Eles são basicamente o equivalente quântico aos bits utilizados na computação tradicional. Enquanto bits computacionais processam informações em 0 ou em 1, os qubits podem ser os dois ao mesmo tempo. No entanto, esse sistema é extremamente instável e pode se degradar com facilidade. Por isso, um novo experimento pode ajudar a solucionar esse problema.

A publicação feita na revista Nature menciona que os cientistas inflaram dois átomos e depois resfriaram a combinação a uma fração acima do zero absoluto. Esse processo criou um portão quântico de dois qubits, bastante resistente e rápido. A porta de dois qubits é uma operação lógica baseada no estado quântico de dois qubits emaranhados. 

publicidade

Esse é o componente que permite, por exemplo, que o emaranhado de qubits seja lido. A grande dificuldade da computação quântica é criar um portão que seja resistente e não se degrade com facilidade. Uma infinidade de materiais já foi testada, mas poucos realmente conseguiram um avanço efetivo.

computador quântico
Ilustração de computador quântico (Imagem: Jurik Peter (Shuttestock)

Computação quântica

Por conta disso, os cientistas do Instituto Nacional de Ciências Naturais utilizam laser para resfriarem a quase zero absoluto esse átomos e posicionados a uma distância precisa em escala de mícron um do outro usando pinças ópticas. Esse processo acelerou os  átomos, e criou um portão quântico com velocidade de e 6,5 bilionésimos de segundo (nanossegundos), o equivalente a mais de 100 vezes mais rápido do que qualquer experimento anterior com átomos de Rydberg.

publicidade

Um átomo de Rydberg é um átomo “gigante”, com um ou mais elétrons que possuem um número quântico principal muito alto. Eles atingem o tamanho de um grão de areia ao serem inflados de forma intensa.

Apesar de não ser o recorde geral de aceleramento de portas quânticas, o novo estudo envolve técnicas diferentes que podem compensar as falhas e limitações anteriores. Agora, as próximas fases envolvem a utilização de um laser específico, mais sensível e preciso, que permita operações mais controladas. 

publicidade

Via Science Alert

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!