Nos bastidores dos filmes da Marvel, uma batalha entre a companhia e artistas de efeitos visuais vem sendo travada, com reclamações destes surgindo recentemente.

No último mês, o diretor Taika Waititi fez uma brincadeira durante um vídeo em que descreve uma cena de “Thor: Amor e Trovão” para a Vanity Fair, que acabou não soando bem para os artistas de efeitos visuais que trabalharam em seu filme.

publicidade

Waititi fez uma piada com seu personagem no filme, Korg, uma criatura feita de CGI. O diretor, que interpretou o personagem no filme, disse que a criatura parecia “real”, e questionou “Eu preciso ser mais azul?”.

Depois que seus comentários ganharam manchetes no mundo todo, por aparentar estar zombando do trabalho de profissionais que trabalharam para ele, diversos fóruns no Reddit passaram a discutir experiências compartilhadas entre artistas de efeitos visuais que já trabalharam com a Marvel desde 2012. Entre outras coisas, eles reclamam de maus pagamentos, excesso de carga de trabalho e falta de reconhecimento.

publicidade

Um artista anônimo de efeitos visuais que trabalhou em projetos da Marvel deu um relato para o CNET: “Trabalhar em projetos da Marvel acaba sendo incrivelmente estressante, e esse é um problema amplamente conhecido em toda a indústria de efeitos visuais, não é específico para nenhuma casa de efeitos visuais”.

Antes mesmo deste conflito recente vir a público, já havia comentários sobre a má reputação da Marvel ao empregar artistas de efeitos visuais, incluindo informações de cargas de trabalho de 60 a 80 horas semanais, por “múltiplos meses seguidos”.

publicidade

Esta informação foi dada ao CNET por um artista de efeitos visuais, que ainda disse: “Eu tive que confortar pessoas chorando em suas mesas tarde da noite por causa da pura pressão envolvida, e rotineiramente meus colegas me ligavam tendo ataques de ansiedade”, disse a fonte. “Eu ouvi pessoalmente de muitos artistas que eles pedem para evitar séries da Marvel em seus futuros trabalhos.”

Outro profissional anônimo disse: “Trabalhei em vários projetos para a Marvel e outros filmes de sustentação. Durante muitos anos, trabalhei longas horas, principalmente sem remuneração. Não mais. Em nenhum momento trabalho de graça, nem vou trabalhar a noite toda por uma emergência percebida.”

publicidade

Entre as reclamações dos artistas de efeitos visuais com a Marvel, existem três principais: demandas por trabalhos praticamente finalizados muito antes no processo do que o tempo pedido por outros clientes; ambientes com alta pressão que levam a esgotamento e moral baixa; e orçamentos baixos que retiram trabalhadores mais experientes e caros de projetos futuros da Marvel.

O problema não fica por aí, e outro fator são mudanças constantes no resultado desejado, com alterações gigantes pedidas em cima da hora. “Nós literalmente inventamos terceiros atos inteiros de um filme, um mês antes do lançamento, porque o diretor não sabia o que eles queriam”, disse uma fonte sobre a Marvel em geral. “Até a Disney, mãe da Marvel, é muito mais fácil de trabalhar em seus filmes live-action.”

Leia mais:

A Marvel Studios possui uma quantidade crescente de projetos no futuro, e os efeitos visuais são peça fundamental destes futuros filmes e séries. Enquanto isso, estes profissionais que são cada vez mais vitais para a indústria cinematográfica, e fundamentais quando o assunto são produções envolvendo super-heróis, estão cada vez mais se manifestando contra a Marvel, e pedindo mudanças.

No entanto, é difícil que a Marvel de fato seja pressionada pelos artistas de efeitos visuais, visto que ela oferece às companhias do meio que trabalham com ela uma quantidade quase infinita de trabalhos. “A Marvel tem vários sucessos de bilheteria seguidos, e os estúdios que os desagradam correm o risco de perder muito trabalho”, disse um artista de efeitos. “Então eles não pressionam tanto quanto fariam com outros clientes.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal